segunda-feira, 12 de março de 2012

Comunicação Empresarial: Qual é o seu jogo?

Por Lauren Piana*

Até poucos anos atrás podíamos dizer que se a comunicação fosse um jogo, seria o boliche, onde miramos (traçamos objetivos), jogamos a bola (começamos a campanha) e, depois apresentamos como resultado todos os pinos que nosso talento e mira nos permitiram derrubar.
Mas na comunicação dos dias atuais a bola volta. Como assim, a bola volta? Podemos dizer que a  comunicação empresarial está muito mais parecida com pinball ou ping pong: depois que o jogo começa não estamos mais no controle, a bola bate e é rebatida para todos os lados. Estamos jogando ao lado dos que antes eram nosso “target”.
Como sei que essas analogias facilitam aquela sensação de “hãaaamm” dentro da nossa mente, vamos para outra comparação: Antes bolávamos as estratégias como se elas fizessem parte de um cubo e cada face representava uma tática (eventos, mídia de massa, assessoria de imprensa, etc) era bem mais difícil fazer com que essas ações congruíssem. Coisa que é muito mais fácil no mundo 2.0. Devemos pensar na comunicação empresarial como uma esfera, onde a divulgação de uma marca ou produto nunca começa ou termina num único canal. Um evento pode ser divulgado no twitter, depois transmitido em tempo real pelo site; um blog corporativo pode acabar influenciando na percepção dos clientes sobre a empresa. Até o profissional de RP ganhou uma versão 2.0.
Devemos pensar nas ferramentas digitais como um ponto de apoio para a comunicação como um todo, ou mesmo, como um ponto principal, dependendo do perfil da empresa ou do público. Isso não nos isenta de priorizar as boas ideias, pelo contrário, precisamos buscar as oportunidades e ainda mais inteligência competitiva, pois nossa missão nessa partida é nunca deixar a bola cair.
*Lauren Piana é publicitária especialista em novas tecnologias de comunicação, professora de planejamento estratégico digital e talker em Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário