Segundo pesquisa da IPDOIS Neurobusiness, legendas atrapalham na percepção de outros aspectos da obra
Foi divulgada nesta quarta-feira, 25, uma pesquisa que comprova que o
uso de legendas por filmes atrapalha a visualização de aspectos da obra
que acabam não sendo percebidos pelos espectadores. O estudo foi feito
pelo instituto IPDOIS Neurobusiness e avaliou, por meio de eye tracking,
o comportamento de 60 estudantes de ensino superior da cidade de
Cascavel, no Paraná. A técnica de eye tracking permite acompanhar com
precisão o movimento ocular dos espectadores. De acordo com a conclusão
da pesquisa, perde-se 25% do tempo lendo as legendas. O filme utilizado
para avaliação foi "Batman - O cavaleiro das trevas".
O
pesquisador e coordenador da pesquisa, Marcelo Peruzzo, concluiu que as
legendas atrapalham a maneira como a mensagem é percebida pelo
telespectador. “A pessoa não consegue ver ao mesmo tempo o que se faz no
filme (linguagem não verbal) e o que é escrito na legenda (linguagem
verbal), portanto, acaba se confundindo. Ou seja, ao ler a legenda,
perde o movimento não verbal dos personagens, que transmitem,
principalmente, emoções e sentimentos, fundamentais para o entendimento
completo do filme”, explicou, em comunicado.
Peruzzo, que é
professor da Fundação Getúlio Vargas Management, presidente local da
Associação Mundial de Neuromarketing e CEO do IPDOIS Neurobusiness,
afirma que “o estresse é maior ao assistir um filme legendado do que ao
assistir um filme dublado”. “Percebemos que a busca pela informação não
verbal e verbal nos filmes legendados é tão intensa que é possível
verificar o desespero do sistema visual, e, consequentemente do cérebro,
em entender o que se lê e o que se vê, ao mesmo tempo", conclui.
Uma das tendências verificadas não apenas nas salas de cinema mas
também nos canais de TV paga tem sido a dublagem de parte significativa
da programação. Isso vem estimulando críticas de parte dos consumidores,
mas, por outro lado, alega o mercado audiovisual, atrai novos
telespectadores.
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