A interação com o consumidor em tempo real, levando comunicação de qualidade e mantendo aberto o diálogo e a troca de ideias.
O mundo de hoje é o do imediatismo. As pessoas têm cada vez menos
tempo e, por isso, muitas vezes a praticidade toma o lugar de aspectos
como fidelidade e relacionamento. No plano das marcas, essa equação se
traduz ao aumento da infidelidade do consumidor, que pode trocar de
marca ao vislumbrar maior comodidade. E ao passo em que mais de 20 mil
novos produtos são lançados ao mês, apenas as Love Brands terão o poder
de permanecer intactas na mente, no coração e na preferência do
consumidor. As Love Brands são as marcas "super amadas". Além de "Top
of Minds", ou seja, aquelas que primeiro vêm à mente, são marcas que
chegam a determinar algumas categorias. É o caso da Coca-Cola, que além
de ser uma das marcas mais lembradas em todos os rankings já realizados,
passa a dar nome à categoria de refrigerantes, para alguns
consumidores. Havaianas, Omo, Disney e Apple são outros exemplos de Love
Brands.
Para se tornar uma marca tão amada a ponto de não ser trocada, o
caminho é longo, porém o objetivo é simples: ter um relacionamento
sólido e eficiente com seu público, estando presente em todos os
momentos de sua vida. Nesta trajetória, alguns passos são fundamentais,
mas o primeiro deles é a consistência na aplicação de todos os elementos
da marca. Em outras palavras, é essencial ter uma base forte, com
conceitos sobre os valores da marca bem estabelecidos. Nesta etapa, vale
lembrar que os valores da empresa precisam ser capazes de gerar
identificação com o público da marca, de forma apaixonante. Não existe
nada pior do que se sentir enganado e o consumidor também pensa assim.
Por isso, o relacionamento entre marca e consumidor precisa priorizar a
transparência e a consistência, para que ambos partilhem da mesma
"verdade". Somente assim, identificando-se com os valores da marca, é
que o consumidor será capaz de defendê-la.
Se a marca preza pela sustentabilidade, por exemplo, é preciso que
todas as suas comunicações e ações, tanto internas quanto externas,
solidifiquem essa preocupação. É o mesmo caso da marca que inclui a
preocupação com o cliente em sua assinatura e apresenta um atendimento
ruim, que não materializa este cuidado. Outro passo importante é que, a
partir da definição dos valores da marca, toda a organização pratique
esse posicionamento, desde a alta gestão até colaboradores, fornecedores
e distribuidores. É necessário mostrar ao mundo a essência e o
compromisso da marca, o que fortalece a imagem e incute a cultura da
marca em toda sua rede de relacionamentos.
A interação com o consumidor em tempo real, levando comunicação de
qualidade e mantendo aberto o diálogo e a troca de ideias também é um
aspecto inerente a toda Love Brand. Hoje, com as infinitas
possibilidades trazidas pelas redes sociais, estar conectado é mais do
que uma obrigação, é uma exigência de todos os públicos. No caso das
Love Brands, a taxa de interação é altíssima e é possível contar com o
apoio de "embaixadores da marca", pessoas apaixonadas, capazes de
defender e replicar o DNA da marca a outros consumidores. A etapa
seguinte traz à tona um conceito conhecido em comunicação de marcas:
"emocionou, carimbou". A marca precisa buscar conexões conscientes e
inconscientes com seu público, a fim de participar de sua vida. Por
isso, é extremamente importante que haja a relação de verdade entre
discurso e prática.
É neste momento que o posicionamento, ou aquilo que a marca diz que
é, pode se aproximar da imagem, ou seja, aquilo que as pessoas pensam
que ela é. Um trabalho de marketing e branding consistente são
fundamentais nesse processo, para que haja a menor distorção possível
neste entendimento. Em termos gerais, a relação entre a Love brand e o
consumidor precisa ser uma relação de amor. À marca, cabe não trair a
confiança de seus fãs, não sumir sem avisar, nem deixar o relacionamento
cair na rotina. É preciso chamar pra conversar, discutir a relação e
se fazer presente, seja por rede social, comunidades, plataformas
específicas para o consumidor, pesquisas e etc.. Pois como todos sabemos
quem não dá assistência, dá oportunidade a concorrência e pode acabar
perdendo a preferência...
A marca que consegue se relacionar com seu público a partir destes
passos estabelece uma conexão forte, duradoura e estimulante. Em um
cenário mais complexo, em que temos a sensação de estar correndo o tempo
todo, as experiências precisam ser especiais. Por isso, as marcas que
tenham a pretensão de se tornar Love Brands precisam entender e se
encaixar neste contexto.
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