quinta-feira, 28 de junho de 2012

Comércio online: 5 motivos para sorrir



Em 2001 o Brasil atingiu o marco histórico de 1 milhão de consumidores online. Ganhou massa consumidora suficiente para que os especialistas em economia do varejo considerasse o comércio pela internet uma atividade viável aos lojistas que vendem exclusivamente neste canal. Foi nesta época que muitos dos varejos, que dominam a internet brasileira hoje, começaram a levar à sério esta atividade. É o caso de Netshoes e Submarino.
 
Estamos em 2012 e o número de consumidores online multiplicou-se por 32 vezes. Nossa massa consumidora hoje, é de mais de 32 milhões de brasileiros. Sustentamos um crescimento médio anual de 35% e só nos três meses de 2012 já crescemos 127% nas vendas das lojas pureplays (aquelas que somente vende pela internet).
 
Como se não bastasse somente o crescimento vegetativo do consumo na internet para manter sorrisos de orelha a orelha nos rostos satisfeitos dos lojistas online, apresento abaixo, mais 5 motivos para sorrir:
 
1- Diferentemente da loja física, a loja online aproveita o impulso de compra durante as 24 horas do dia e aos finais de semana.
 Aprendi com um cliente do ramo de sapatos femininos que o maior número das consumidoras que entravam em sua loja física acompanhadas de seus maridos ou pais, não compravam mais de um par de sapatos.
Quando estavam sozinhas, deixavam seus impulsos dominarem o comportamento.
 
Aprendi também, com o Google Analytics, deste mesmo cliente, que o maior número de vendas neste ramo, com maior ticket médio, acontece de madrugada, quando ninguém pode atrapalhar o impulso consumista.
 
 
2- Sua filial pode ser nacional, com 32 milhões de consumidores, ou ir mais além.
 
Numa loja de bairro, seu potencial público consumidor é limitado a sua população. A internet extrapola fronteiras e assim o público potencial fica restrito somente ao limite de sua capacidade de logística. Se limitarmos ao Brasil, estamos falando (em 2012) num potencial de 32 milhões de consumidores.
 
 
3- Comodidade para os clientes.
 
Uma loja virtual tem vantagens e desvantagens sobre a loja física.
 
- É possível comprar de qualquer lugar no mundo e a qualquer hora. Presentes de aniversário, casamento e entregas em cidades longínquas agora são problema do lojista.
 
- O consumidor evita filas e não precisa mais carregar o produto para casa
 
- O consumidor só precisa ser atendido por um vendedor se quiser e tem informações mais profundas sobre o produto do que teria na loja física.
 
- Alguém arrisca colaborar com mais vantagens ao consumidor? Comente no formulário abaixo!
 
 
4- O e-commerce proporciona controle completo sobre vendas

 
Toda venda realizada por meio de uma boa plataforma de e-commerce organiza, em tempo real, os relatórios de tíquete médio, desempenho em vendas, interesse por produtos e categorias, taxa de conversão, clientes perdidos e campanhas mais assertivas.
 
O resultado disto é o aumento da capacidade de acertar cada vez mais no próximo mês.
 
 
 
5- Custo baixo de investimento

Iniciar um negócio online é infinitamente mais econômico que abrir um estabelecimento ou loja física, mas se o investimento feito em uma filial física fosse investido em uma loja virtual, garanto que o retorno em 36 meses seria, no mínimo, 5 vezes maior.
FONTE: Acontecendo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário