terça-feira, 17 de abril de 2012

O Valor das Tendências


Já parou para pensar na importância que as tendências têm? Muitas pessoas associam imediatamente as tendências ao universo da moda, mas enganam-se, pois ela vai muito mais além. Quer entender melhor? Então vamos lá.
 
O que é tendência afinal? Tendência é um direcionamento ou uma sequência de eventos com certa força e durabilidade. Mais previsíveis e duradouras, as tendências revelam como será o futuro e oferecem muitas oportunidades.
 
Analisando de forma etnográfica, pois vivemos em uma sociedade em que as pessoas se unem por laços de raças, religiões, culturais, sociais, etc, podemos ver que as tendências movem idéias, gostos e desejos. Em alguns casos até criam novos grupos com o mesmo objetivo de vida e/ou de foco. Em tempos em que não podemos nem mais usar o famoso “público-alvo”, pois somos um pouco de tudo a toda hora, as tendências nos direcionam melhor e nos apontam qual é a melhor forma de agir diante das novas gerações, dos novos grupos e até mesmo dessa nova “gente”.
 
Conhecer ferramentas e procedimentos não é o suficiente. Como diria Clay Shirky: ”Uma revolução não acontece quando uma sociedade adota novas ferramentas, mas sim quando adota novos comportamentos”. Precisamos nos atentar mais ao comportamento das pessoas do que à forma de chegar até elas, um complementa o outro. Para tomar decisões futuras, realizar estratégias e definir projetos, a melhor forma é se basear em como e no que as pessoas querem, desejam e até mesmo sonham.
 
Por isso a necessidade de se atualizar, entender melhor as pessoas, saber o que querem e porque querem aquilo. Estar sempre antenado com o que está à sua volta fará com que tenha muito mais sucesso na hora de fazer uma campanha no facebook, twitter ou até mesmo nas ruas, por exemplo.
 
As tendências estão presentes em tudo que se possa imaginar, então saiba aproveita-las ao máximo e ao seu favor. Mas o mais importante de tudo isso é não se esquecer que atrás de computadores, empresas, consumidores, etc, são todos gente como a gente.
 
Lorrayna Teixeira é analista de redes sociais na Talk Estratégias Digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário