Já parou para pensar na importância que as tendências têm? Muitas
pessoas associam imediatamente as tendências ao universo da moda, mas
enganam-se, pois ela vai muito mais além. Quer entender melhor? Então
vamos lá.
O que é tendência afinal? Tendência é um direcionamento ou uma
sequência de eventos com certa força e durabilidade. Mais previsíveis e
duradouras, as tendências revelam como será o futuro e oferecem muitas
oportunidades.
Analisando de forma etnográfica, pois vivemos em uma sociedade em que
as pessoas se unem por laços de raças, religiões, culturais, sociais,
etc, podemos ver que as tendências movem idéias, gostos e desejos. Em
alguns casos até criam novos grupos com o mesmo objetivo de vida e/ou de
foco. Em tempos em que não podemos nem mais usar o famoso
“público-alvo”, pois somos um pouco de tudo a toda hora, as tendências
nos direcionam melhor e nos apontam qual é a melhor forma de agir diante
das novas gerações, dos novos grupos e até mesmo dessa nova “gente”.
Conhecer ferramentas e procedimentos não é o suficiente. Como diria Clay Shirky:
”Uma revolução não acontece quando uma sociedade adota novas
ferramentas, mas sim quando adota novos comportamentos”. Precisamos nos
atentar mais ao comportamento das pessoas do que à forma de chegar até
elas, um complementa o outro. Para tomar decisões futuras, realizar
estratégias e definir projetos, a melhor forma é se basear em como e no
que as pessoas querem, desejam e até mesmo sonham.
Por isso a necessidade de se atualizar, entender melhor as pessoas,
saber o que querem e porque querem aquilo. Estar sempre antenado com o
que está à sua volta fará com que tenha muito mais sucesso na hora de
fazer uma campanha no facebook, twitter ou até mesmo nas ruas, por
exemplo.
As tendências estão presentes em tudo que se possa imaginar, então
saiba aproveita-las ao máximo e ao seu favor. Mas o mais importante de
tudo isso é não se esquecer que atrás de computadores, empresas,
consumidores, etc, são todos gente como a gente.
Lorrayna Teixeira é analista de redes sociais na Talk Estratégias Digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário