Desde que comecei a trabalhar com negócios digitais, incluindo aqui
marketing e comunicação, sou questionada sobre quais as melhores
ferramentas e tecnologias e como as mesmas devem ser utilizadas. Começo
sempre respondendo que de nada adianta adotar as novas
tecnologias e ferramentas se não houver um investimento no entendimento
do comportamento desse novo consumidor que está interagindo de forma
totalmente diferente com as marcas, produtos, serviços e causas.
Como psicóloga de formação, estudar e entender o comportamento humano
sempre foi uma das minhas paixões e um dos meus maiores desafios. A cada
dia que passa me convenço mais de que para as marcas acertarem em suas
estratégias de marketing e comunicação precisam, acima de qualquer outra
questão, investir no estudo do comportamento de seus consumidores.
Ao ler a mais recente pesquisa da Nielsen, de 10 de abril de 2012,
sobre a confiança do consumidor na publicidade, essa convicção cresceu
ainda mais. Recomendações boca a boca e reviews online, de pessoas que
os entrevistados conhecem ou de desconhecidos, são as fontes de
informações que têm mais confiança dos consumidores para suas decisões
de compra.
Na pesquisa, que entrevistou mais de 28.000 pessoas pela internet em 56 países, 92% dos consumidores ao redor do mundo disseram que confiam na mídia ganha,
como recomendações de amigos e família, acima de qualquer outra forma
de publicidade, um aumento de 28% desde 2007. Reviews de consumidores
online vem em segundo com 70% , com um crescimento de 15% em 4 anos. A
confiança em websites é de 58% e das mensagens que assinam para receber
50%. E por aí segue o aumento de confiança nos meios online, ou seja, diretamente nas pessoas.
Por outro lado, quando a questão é a publicidade tradicional, a mídia
paga, 47% diz que confia em publicidade na TV, 47% em anúncios de
revista e 46% em anúncios de jornal, sendo que a confiança nesses meios
caiu entre 25 a 20% entre 2009 e 2011.
E então, olhando esses números e essas tendências, ainda resta alguma
dúvida de que o caminho para o marketing e a comunicação está no
entendimento do comportamento desse novo consumidor?
Entendendo bem nossos consumidores e prospects, estaremos aptos a lhes
proporcionar as melhores experiências, produtos, serviços e idéias, não
acham?
De nada adianta abrirmos todos os canais nas novas mídias, utilizarmos
as melhores ferramentas tecnológicas, se não acertarmos a conversa, o
tom com nossos públicos, para lhes oferecer o que realmente desejam. É um grande desafio, mas nunca foi tão fácil conversar e interagir diretamente com nosso público, não acham?
Fonte: AcontecendoAqui
Fonte: AcontecendoAqui
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