terça-feira, 17 de abril de 2012

Caçadores de tendências


As fortes mudanças comportamentais que começaram a acontecer, de forma bastante impactante no inicio do século passado deram espaço à uma nova profissão: os cool-hunters. Uma profissão que vem se alastrando e despertando o interesse de muitos jovens.
Os cool-hunters são profissionais espalhados por todo o mundo que ficam antenados a todas as novidades que surgem no cotidiano. Novidades que, muitas vezes, passam desapercebidas aos nossos olhos, mas que podem significar o surgimento de uma nova macro-tendência. A globalização, com o  movimento do global para o local,  proporciona uma grande troca de experiências e costumes possibilitando assim o surgimento  e a disseminação de novos fenômenos. Tais fenômenos podem estar relacionados a  pessoas (comportamentos e estilos), lugares (bares, lojas, e restaurantes), produtos e projetos (novas iniciativas).  Assim como no marketing, a metodologia do cool-hunter utiliza os 4 P’s, porém com outros significados - people, place, product e project (pessoas, lugares, produtos e projetos).
 O universo da moda e do design não são os únicos setores que bebem a água desta fonte. Vale ressaltar que o termo tendências está relacionado às mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e comportamentais da sociedade. Estas novas informações servem de estímulos para empresas dos mais diversos setores como moda, design, comunicação, educação, beleza, alimentação, entre outras. Grandes empresas como Apple, Nike, Coca-cola e Itaú utilizam estas informações  para o desenvolvimento de novos produtos ou para comunicar com o seu consumidor.
Uma  macro-tendência mundial que vem acontecendo a alguns anos é o consumo compartilhado. O ato de compartilhar faz parte do  “genius loci”  o talento do brasileiro e por este motivo, esta tendência chegou com tanta força no Brasil. Não por acaso o sucesso das redes sociais.  Compartilhar as próprias experiências de vida e de consumo demonstra ser uma prioridade para um número crescente de pessoas. Novos formatos de sociabilidade surgem e para aqueles que acreditavam que as pessoas viveriam de soladamente se surpreenderam com o fortalecimento do compartilhamento entre as pessoas. Não podemos deixar de mencionar  que esta tendência se fortalece justamente pela grande ajuda  daquela que seria a maior vilã deste movimento – as novas tecnologias.

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