As fortes mudanças comportamentais que começaram a acontecer, de forma
bastante impactante no inicio do século passado deram espaço à uma nova
profissão: os cool-hunters. Uma profissão que vem se alastrando e
despertando o interesse de muitos jovens.
Os cool-hunters são profissionais espalhados por todo o mundo que ficam
antenados a todas as novidades que surgem no cotidiano. Novidades que,
muitas vezes, passam desapercebidas aos nossos olhos, mas que podem
significar o surgimento de uma nova macro-tendência. A globalização, com
o movimento do global para o local, proporciona uma grande troca de
experiências e costumes possibilitando assim o surgimento e a
disseminação de novos fenômenos. Tais fenômenos podem estar relacionados
a pessoas (comportamentos e estilos), lugares (bares, lojas, e
restaurantes), produtos e projetos (novas iniciativas). Assim como no
marketing, a metodologia do cool-hunter utiliza os 4 P’s, porém com outros significados - people, place, product e project (pessoas, lugares, produtos e projetos).
O universo da moda e do design não são os únicos setores que bebem a
água desta fonte. Vale ressaltar que o termo tendências está relacionado
às mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e comportamentais
da sociedade. Estas novas informações servem de estímulos para empresas
dos mais diversos setores como moda, design, comunicação, educação,
beleza, alimentação, entre outras. Grandes empresas como Apple, Nike,
Coca-cola e Itaú utilizam estas informações para o desenvolvimento de
novos produtos ou para comunicar com o seu consumidor.
Uma macro-tendência mundial que vem acontecendo a alguns anos é o
consumo compartilhado. O ato de compartilhar faz parte do “genius loci”
o talento do brasileiro e por este motivo, esta tendência chegou com
tanta força no Brasil. Não por acaso o sucesso das redes sociais.
Compartilhar as próprias experiências de vida e de consumo demonstra
ser uma prioridade para um número crescente de pessoas. Novos formatos
de sociabilidade surgem e para aqueles que acreditavam que as pessoas
viveriam de soladamente se surpreenderam com o fortalecimento do
compartilhamento entre as pessoas. Não podemos deixar de mencionar que
esta tendência se fortalece justamente pela grande ajuda daquela que
seria a maior vilã deste movimento – as novas tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário