Uma pesquisa de psicologia feita pela Universidade de Bath (Reino
Unido) indica que mulheres e homens têm diferenças na hora de acessar a
internet. Enquanto as redes sociais atraem mais o público feminino, os
sites de jogos e apostas online são os preferidos dos homens.
A pesquisa coordenada pelos professores de psicologia da universidade
britânica analisou a forma que 389 mulheres e 100 homens acessavam a
internet. A amostragem foi escolhida para coincidir com uma pesquisa
feita há 10 anos na mesma universidade. Os levantamentos foram feitos
durante os primeiros meses deste ano.
Como conclusão, o estudo apontou que as mulheres são mais propensas a
usar sites como o Facebook e o Twitter. Elas também costumam acessar o
e-mail mais vezes do que os homens. Sites de notícias, de jogos
(incluindo jogos de azar) e apostas tem mais público masculino do que
feminino.
Em dez anos, diferenças no acesso aumentaram entre homens e mulheres
Na primeira pesquisa de gênero feita pela universidade, a conclusão
dizia que a tecnologia acabaria equilibrando a forma que homens e
mulheres acessam a internet. Pelo o que se viu na pesquisa de 2012, não
foi o que aconteceu. Com a chegada das redes sociais e aumento das
possibilidades de se jogar online, a distância entre o tipo de navegação
aumentou entre os gêneros.
Para o professor Richard Joiner, o uso da internet reflete a própria
sociedade: “"Nossas descobertas indicam que ao invés de superar as
diferenças de gênero, o uso da Internet por homens e mulheres parece
refletir, e em alguns casos até agravar, as diferenças", disse Joiner ao
site Today Online.
Pesquisas como a realizada pela Universidade de Bath podem ajudar
empresas a descobrir quais são os melhores locais para colocar anúncios
que atinjam um público-alvo. Também podem ajudar na própria formatação
dos sites. Em teoria, as redes sociais poderiam se adaptar mais às
mulheres se o estudo se confirmar.
FONTE: IabBrasil
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