quarta-feira, 25 de julho de 2012

A inovação pela mudança radical de significado

Quando o consumidor não é o primeiro a ser ouvido.

Até então, as inovações pela tecnologia ou incrementos ao produto, seguem pelo caminho do insight dos consumidores na formatação das suas características e  significado, procurando assim renovar sentidos e valores que dão competividade à marca e uma renovação de sua força para a venda.
Roberto Verganti, da Harvard Business, propõe em seu recente livro  Design-driven Inovattion, uma mudança radical dos significados tendo como insight a criação e, não prioritariamente o  consumidor, como gerador de inovações para o produto. Esse caminho que tromba no marketing e pesquisa orientado para o consumidor. O livro está recheado de exemplos  e planos bem sucedidos  nessa linha de mudança radical de significado de produtos.
Transformar uma caneta, tipo BIC em utensílios de cozinha realmente é uma mudança radical de significado e que certamente, não passou pela cabeça dos planejadores décadas atrás e nem pela cabeça dos consumidores, imagina-se.

FONTE: AdOnline

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