terça-feira, 18 de junho de 2013

Excite-se! E faça coisas! – Com tecnologia...

Boston. Início de Maio passado.
Planning-Ness, um curioso evento de planejamento, cujo lema/razão de exstir resume-se na frase:
Excite-se! E faça coisas!”
Ainda dados da palestra do Dr. Carl Marci, “Como criar melhores conexões compreendendo o funcionamento do seu cérebro.”
Foco da apresentação: Quanto maior a experiência gerada, maior o engajamento emocional e igualmente maiores os resultados para as marcas (Detalhes? Vide post anterior).
Dr.Marci enfatizou e que a questão de gerar engajamento é basicamente explicitada pela equação de conseguir atenção e interação daquilo que emocionalmente impacta você.
Mas como se destacar hoje em dia, em tempos de um comportamento always-on, com uma opção interminável de fontes de informação e de milhões de áreas de interesse dividindo e competindo pela atenção do consumidor?
Com o desafio de entender isto, ou seja, de como hoje sobressair-se no dia-a-dia, Dr. Marci relatou uma experiência, na foi realizado um teste de antropologia dos sentidos.
Nesta, um cinturão com sensores capturava os principais sinais de alteração emocional das pessoas a ele submetidas, enquanto uma câmera – colocada na cabeça, à altura dos olhos – capturava e relatava as principais atividades do dia a dia das pessoas.
O objetivo do estudo era detectar como e de onde as pessoas estão consumindo mídia hoje em dia.
Além disto, o que lhes chama a atenção, gerando sincronia, com grande intensidade e, portanto, provocando engajamento (de novo: vide post anterior).
Dois grupos de pessoas foram testadas:
·        Os nativos digitais, aqueles da propalada geração Y, que já nasceram conectados e com um gadget nas mãos;
·        Os imigrantes digitais, pessoas na faixa dos 40 anos que cresceram consumindo mídia analógica, mas que estão aprendendo – imigrando – para esta nova realidade, incorporando digital à sua vida.
Os resultados são interessantes:
·        Eles mostram que os nativos digitais AINDA consomem mídia analógica , mas preferem as mídias on-line numa proporção de, mais ou menos, 70-30%;
·        Os imigrantes, consomem mídia já numa proporção de, mais ou menos, 50-50%;
Mas a grande diferença entre os dois grupos não está no quanto consomem, mas como consomem:
·        As mudanças de plataforma nos nativos digitais são muito mais rápidas, dinâmicas e facilmente intercambiáveis;
·        Eles de distraem com uma facilidade impressionante e não toleram nada que não lhes seja apresentado num ritmo rápido, frenético, que diga logo a que veio;
·        Longos programas, longas cenas, longas histórias são facilmente abandonadas, pois sua atenção sempre é dividida em multitarefas simultâneas;
·        Para eles, a metáfora utilizada foi a de que as histórias precisam ser contadas em capítulos curtos, excitantes, rápidos. Muito mais como snacks (refeições rápidas) e não como uma longa e tradicional refeição de 5 pratos.
·        É comum a ales assistirem à TV, baixarem músicas, atualizarem seus perfis nas Redes Sociais, navegar na web, tudo isto ao mesmo tempo, agora;
·        Por isto mesmo, os Y nunca (ou quase nunca), consomem mídia numa plataforma só, usualmente assistindo à TV, por exemplo, com o seu SmartPhone, e/ou tablet e/ou notebook (já francamente em desuso) por perto. E em grande atividade;
·        Este comportamento também está começando a atingir os imigrantes digitais, que costumam, eles sim, levar seus notes para a frente da TV;
·        Experiências simultâneas de cross-media, envolvendo off-line/on-line são muito bem aceitas pelos nativos digitais. Assim, opinar em tempo real sobre um programa de TV, compartilhar algo, ampliar a experiência de informação (com a sugestão de aprofundamento de conteúdos na web, por exemplo) são altamente recomendáveis para as marcas;
·        Portanto, quanto mais diversificada e maior for a experiência de marca em múltiplas plataformas, melhor o engajamento;
Dito assim, até parece simples.
Mas é, literalmente, o pânico para pensamentos off-line/cartesianos/tradicionais.

FONTE: AdOnline

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