Por: Daniel de Tomazo
Comparar o mundo da comunicação e das marcas de hoje com o de 10 anos
atrás chega a ser assustador. É tudo tão diferente, mas tão diferente
que é difícil acreditar que estamos falando do mesmo universo.
Na minha opinião, a transformação foi pra melhor.
Mas não é sobre a qualidade das mudanças que esse texto trata. O
assunto aqui é em que pé fica a estratégia depois de tudo isso. Em que
pé está a estratégia no mundo da comunicação e das marcas hoje.
Parece ser uma boa hora pra falar sobre estratégia.
Quando surgem mudanças profundas e importantes, é natural que elas
sequestrem a nossa atenção. Com tudo o que aconteceu no nosso universo
nesses últimos anos, foi assim. De repente, quem não tivesse uma
presença digital, colaborativa, social e transcendental estava condenado
à morte. Pior ainda, estava condenado a ser chamado de velho.
Quando surgem coisas novas e importantes, é natural que uma boa dose de
hype apareça na cola. E todo hype é exagerado. É assim por definição –
em inglês, é uma abreviação de hipérbole. E, se por um lado esse exagero
ajuda boas novidades a serem conhecidas e adotadas, por outro ela inibe
uma discussão mais objetiva sobre as virtudes de se fazer isso ou
aquilo.
E é aqui que o hype e a estratégia se desencontram.
Estratégia é fazer escolhas. Optar pelo caminho A ao invés de B porque
por aqui é mais interessante e produtivo. E principalmente, fazer essa
escolha de maneira consciente. Optar pelo caminho A ao invés de B porque
parar pra pensar faz diferença.
O hype não é muito bom nessa
coisa de parar pra pensar. E o hype também tem prazo de validade. Uma
hora passa. A sensação que dá é que, no mundo da comunicação e das
marcas, o hype está passando. Todo mundo já tem a sua presença digital,
colaborativa, social e transcendental. E é nítido como muita gente
começa a se perguntar por quê.
Essa reflexão é formidável.
Duvido que alguém vai chegar à conclusão que tem que voltar ao que se
fazia. O resultado de pensar nessas coisas é entender melhor como elas
funcionam. É aprender a fazer cada dia melhor. Fazer comunicação, marcas
e coisas cada vez mais interessantes e eficientes.
Quando o
hype enfraquece, a estratégia ganha espaço. Aproveitar o momento é bom
para todo mundo. Porque fazer boas escolhas é, sem sombra de dúvida, a
coisa mais importante da história do universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário