quarta-feira, 12 de junho de 2013

A estratégia depois do hype

Por: Daniel de Tomazo

Comparar o mundo da comunicação e das marcas de hoje com o de 10 anos atrás chega a ser assustador. É tudo tão diferente, mas tão diferente que é difícil acreditar que estamos falando do mesmo universo.

Na minha opinião, a transformação foi pra melhor.


Mas não é sobre a qualidade das mudanças que esse texto trata. O assunto aqui é em que pé fica a estratégia depois de tudo isso. Em que pé está a estratégia no mundo da comunicação e das marcas hoje.


Parece ser uma boa hora pra falar sobre estratégia.


Quando surgem mudanças profundas e importantes, é natural que elas sequestrem a nossa atenção. Com tudo o que aconteceu no nosso universo nesses últimos anos, foi assim. De repente, quem não tivesse uma presença digital, colaborativa, social e transcendental estava condenado à morte. Pior ainda, estava condenado a ser chamado de velho.


Quando surgem coisas novas e importantes, é natural que uma boa dose de hype apareça na cola. E todo hype é exagerado. É assim por definição – em inglês, é uma abreviação de hipérbole. E, se por um lado esse exagero ajuda boas novidades a serem conhecidas e adotadas, por outro ela inibe uma discussão mais objetiva sobre as virtudes de se fazer isso ou aquilo.


E é aqui que o hype e a estratégia se desencontram.


Estratégia é fazer escolhas. Optar pelo caminho A ao invés de B porque por aqui é mais interessante e produtivo. E principalmente, fazer essa escolha de maneira consciente. Optar pelo caminho A ao invés de B porque parar pra pensar faz diferença.


O hype não é muito bom nessa coisa de parar pra pensar. E o hype também tem prazo de validade. Uma hora passa. A sensação que dá é que, no mundo da comunicação e das marcas, o hype está passando. Todo mundo já tem a sua presença digital, colaborativa, social e transcendental. E é nítido como muita gente começa a se perguntar por quê.


Essa reflexão é formidável. Duvido que alguém vai chegar à conclusão que tem que voltar ao que se fazia. O resultado de pensar nessas coisas é entender melhor como elas funcionam. É aprender a fazer cada dia melhor. Fazer comunicação, marcas e coisas cada vez mais interessantes e eficientes.


Quando o hype enfraquece, a estratégia ganha espaço. Aproveitar o momento é bom para todo mundo. Porque fazer boas escolhas é, sem sombra de dúvida, a coisa mais importante da história do universo.


FONTE: Meio e Mensagem

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