quarta-feira, 26 de junho de 2013

A relevância das marcas para os brasileiros

Por: Mirella Portiolli

Estudo do Havas aponta que 75% dos entrevistados concordam que o setor privado deve suprir as deficiências deixadas pelo Estado

Petrobras é uma das marcas nacionais mais relevantes para o brasileiro, segundo pesquisa
Petrobras é uma das marcas nacionais mais relevantes para o brasileiro, segundo pesquisa Crédito: Divulgação
Metade da população do Brasil confia em empresas que privilegiam o coletivo, de acordo com pesquisa do grupo Havas, que ouviu cerca de dez mil pessoas, distribuídas em 23 países.
Os 2,7 mil brasileiros participantes consideram os projetos sociais, ambientais e econômicos como diferenciais para avaliar o impacto das marcas na vida das pessoas. O estudo aponta ainda que 75% concordam que o setor privado deve suprir as deficiências do Estado.
Sob esta justificativa, Danone, Coca-Cola, Del Valle, Petrobras e Natura foram indicadas como as cinco principais marcas para os brasileiros. Na visão de Rodrigo Cerveira, diretor de planejamento da Havas, a Danone ocupa a primeira posição porque equilibra os benefícios ao grupo e ao indivíduo. “A linha Activia, por exemplo, possui atributos funcionais e emocionais. Ao mesmo tempo, a empresa tem uma conduta ética em relação à politicas de mercado, preço e ajuda a economia do País”, afirma.
Veja outros insights gerados pela pesquisa do Havas, chamada de Meaningful Brands:
* 76% dos brasileiros que participaram do estudo concordam que grandes companhias deveriam ter um envolvimento ativo na solução de problemas sociais e ambientais;
* 65% frequentemente consideram o impacto das marcas no e bem-estar das pessoas e do meio-ambiente antes de tomar uma decisão relativa à compra;
* 45% acham que as marcas são sinceras quando divulgam seus compromissos e feitos – índice que fica em 36% para a América Latina como um todo.
Análise global
Por se tratar de mercados desenvolvidos, a população dos Estados Unidos e da Europa avalia as empresas segundo os benefícios pessoais que proporcionam. Por esse viés, casos entrevistados não estranhariam caso 73% das 700 marcas pesquisadas desaparecessem. Na análise global, Google, Samsung, Microsoft, Nestlé e Sony são as marcas consideradas fundamentais.

FONTE: Meio e Mensagem

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