segunda-feira, 13 de maio de 2013

A força do caderno de rascunho

Por: Lucio Pacheco
 
Um dos protocolos mais comuns nas reuniões de planejamento é  o uso de computadores nas suas diferentes versões. Na medida que a reunião avança, crescem as postagens, consultas ao Google, apresentações e conversar paralelas.
Mas sempre tem alguém que prefere o uso do papel e lápis para registrar e imaginar o que se está discutindo. Personagens como esses, estão ganhando mais força por praticar uma das mais antigas praticas do homem, que é o registro gráfico, o desenho, agora estudado como método para desenvolver inclusive a inovação.O design thinking.
Postado pelo designer Craighton Berman,  no site  core77 – Design, magazine & resource, traz à tona uma análise do processo que as pessoas fazem quando usam um notebook. A metodologia proposta não só fascina pela simplicidade de como as informações de uma reunião podem ser sistematizadas sem prejuizo para o livre pensar.
Pense improvisação, não a perfeição, afirma Berman. Sketchnoting não é ilustração apenas - é rabiscar conteúdo e driven para alguma coisa fora, mas no contexto do tema. Se você errar uma linha, desenhe  sobre ela novamente.
Se você escrever a palavra errada, risque apenas. O momento da  improvisação, é mais importante do que a produção refinada. Eles são o seu ponto de vista sobre um assunto e sinta-se livre para adicionar seu próprio comentário na página personalizando do seu jeito. Vale a pena conferir:
http://www.core77.com/blog/sketchnotes/sketchnotes_101_the_basics_of_visual_note-taking_19678.asp

FONTE: AdOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário