segunda-feira, 21 de maio de 2012

Marketing de Conteúdo

Informações úteis e relevantes. É o que o consumidor procura na hora de decidir uma compra. Propagandas tradicionais isoladas já não convencem o consumidor atual. A conectividade fez com que as pessoas passassem a produzir mais conteúdo. Estas informações também são compartilhadas na rede, gerando interação entre os consumidores e as marcas.

Mais do que bons produtos, o consumidor busca conversar com sua marca favorita. Vira fã e até a defende. Mas é necessário conteúdo de qualidade para alimentar a credibilidade gerada através da rede. Ser significativo atrai a atenção das pessoas. Engaja e conquista novos
clientes. Mais do que isso, reafirma o significado das marcas, contribuindo com o relacionamento criado através dos diversos canais digitais.

O consumidor que hoje se depara com ações diferenciadas como o uso da realidade aumentada, por exemplo, não se contenta em ler textos sem novidades, formais demais ou tolices. O conteúdo elaborado com engajamento, planejamento e permissão do consumidor, gera mais retorno, pois pode fidelizá-lo em diferentes plataformas de comunicação.


Outro agente relevante são as ferramentas de busca, como o SEO (Search Engine Optimization) que ranqueia as buscas, considerando, entre outros fatores, a relevância do conteúdo exposto. Desta forma, sua marca,
seu site, ou seu blog irão aparecer com mais destaque nos mecanismos de busca. Mais visitas favorecem novos negócios, pois agrega mais valor, gera diálogo, participação e atrai novos clientes.

Mesmo links patrocinados, precisam ser relevantes para além do primeiro clique. Caso contrário, o consumidor não terá motivo para se manter em sua página. As empresas devem se empenhar em achar meios de atrair de forma integrada a atenção de potenciais bases de consumo.


O conteúdo é essencial para manter as relações nas diversas mídias digitais, estabelecendo laços e criando vínculos, que despertem emoções e sentimentos, entre consumidor e marca. Através do conteúdo é possível atingir de forma permissiva uma base de clientes e prospects. Saber escrever e conciliar um bom planejamento digital é ferramenta indispensável para as marcas que querem manter-se atualizadas e em consonância com seu consumidor. As empresas devem refletir a sua essência a partir das interações geradas na rede.


Utilizar o conteúdo como ferramenta de marketing não é mais novidade e muito menos é facultativo. O
mercado que considera a presença digital como fator essencial para os dias atuais, já sabe que um Twitter postado há mais de 30 dias e um Facebook estático não geram seguidores e muito menos fãs. Por isso mesmo, devemos estar atentos às linhas editoriais inovando-as sempre e garantindo um fluxo de entendimento entre o mercado e as pessoas.

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