Sua empresa reúne as condições necessárias para competir no mercado?
Competitividade é o conjunto de qualidades e competências que nos
habilitam a competir. Assim, se você não conhece as regras do basquete e
não praticou seus fundamentos não está em condições de competir, mesmo
que em ambiente amador! Muitos empresários arriscam seu capital, tempo
e saúde sem observar com maior rigor as regras dinâmicas (em constante
mudança) de um mundo dos negócios altamente competitivo, e sem praticar
os fundamentos básicos de uma boa gestão. Isso explica, por exemplo, o
insucesso de muitos negócios, cujos empresários esquecem-se da
importância da informação, do conhecimento e da experiência frente ao
mercado. Carecendo das ferramentas mínimas de gestão e administração,
estas pessoas correm riscos quando deveriam assumir riscos, o que um bom
administrador optaria por fazer. O mesmo ocorre em diversos setores da
economia envolvendo a indústria, comércio e serviços, tanto com
empreendedores individuais como com profissionais liberais.
A falta de conhecimento da dinâmica do mercado e das ferramentas de
gestão e administração comprometem o sucesso de centenas de milhares de
negócios em todo o país. Este desconhecimento condena estas empresas a
estarem entre as últimas em produtividade e lucratividade,
inviabilizando sua possibilidade de inovação, competitividade e
sustentabilidade. Estas empresas lançam-se ao mercado como cordeiros
frente a leões, e quando devorados perguntam-se: "Onde foi que eu
errei?" Ser o último em negócios não significa criar sua empresa em
mercado ou segmento já liderado por outras, ou lançar seu produto após o
da concorrência - significa não estar em condições de competir!
Vivemos em uma era de alta velocidade de informação e muitas empresas ainda se permitem ao custo de serem lentas!
Em uma era onde os consumidores demandam por produtos e serviços 24/7 (vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana) milhares de empresas ainda se permitem trabalhar no horário de conveniência delas e não no de seus clientes.
Em uma era onde precisamos reduzir os custos ao mesmo tempo em que precisamos aumentar o valor percebido por nossos clientes, muitas empresas acreditam que podem triunfar aplicando somente uma destas estratégias.
É incrível, mas em plena Economia da Experiência, ainda encontramos empresas que não se dedicam a encantar seus clientes fornecendo-lhes as experiências memoráveis e fidelizando-os.
Em uma era onde os consumidores demandam por produtos e serviços 24/7 (vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana) milhares de empresas ainda se permitem trabalhar no horário de conveniência delas e não no de seus clientes.
Em uma era onde precisamos reduzir os custos ao mesmo tempo em que precisamos aumentar o valor percebido por nossos clientes, muitas empresas acreditam que podem triunfar aplicando somente uma destas estratégias.
É incrível, mas em plena Economia da Experiência, ainda encontramos empresas que não se dedicam a encantar seus clientes fornecendo-lhes as experiências memoráveis e fidelizando-os.
No centro da Era da Convergência, onde o mercado demanda por soluções
integradas e não isoladas, ainda encontramos empresas despreparadas
para associar serviços aos seus produtos. Falamos de sustentabilidade e
muitas empresas esperam por uma legislação punitiva para tomarem as
medidas mais simples de respeito ao meio ambiente.
Estamos cansados de ouvir os empregadores dizendo que as pessoas são o maior capital das empresas, mas estas mesmas pessoas continuam a não ser reconhecidas e remuneradas de acordo com sua importância.
Estamos cansados de ouvir os empregadores dizendo que as pessoas são o maior capital das empresas, mas estas mesmas pessoas continuam a não ser reconhecidas e remuneradas de acordo com sua importância.
Nossos melhores cientistas são requisitados pela Europa e Estados
Unidos para lá realizarem suas pesquisas e descobertas; nossos melhores
jogadores de futebol estão continuamente jogando fora do Brasil. E nós?
Quais cientistas importamos para o Brasil, para aqui fazerem suas
pesquisas e descobertas? Quais os grandes jogadores que contratamos para
jogar no país na última década? Há um problema comum em todas as
questões que atingem empresas públicas e privadas no Brasil, falta de
gestão estratégica. Observem que não é falta de planejamento
estratégico, mas falta de gestão. Gestão inclui execução. Muitas
empresas possuem o seu planejamento estratégico, seu plano de negócios,
mas quantas, efetivamente, o executam com excelência?
Ainda há excesso de discurso e prática insuficiente, ainda somos
muito retóricos. Vencida a era da informação, instalou-se a era do
conhecimento. Se antes o mercado era um lugar desafiador para todo e
qualquer empreendedor, hoje ele é ainda mais seletivo. Se antes era
possível vencer em função de existirem poucos concorrentes, hoje, em uma
economia global com demandas atendidas por múltiplos canais de venda,
incluindo o e-business, estamos concorrendo com todo mundo e com o mundo
todo! Empresas e profissionais brasileiros precisam acordar para o
fato inequívoco de que no mundo dos negócios, os últimos serão sempre os
últimos! A sustentabilidade do nosso modelo de negócios está na ordem
do dia. Reveja seus conceitos, mude suas atitudes e construa a melhor
versão do futuro.
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