quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Um vislumbre sobre o futuro do marketing. Fácil. Poderoso. Integrado. Isso é o que o marketing precisa ser.


Começo o artigo pelas conclusões finais: Fácil. Poderoso. Integrado. Isso é o que o marketing precisa ser.
Vamos conversar aqui sobre Social Media e nutrição de leads sociais; Relevância, personalização e conteúdo dinâmico; Emailmarketing e automação; Análise de marketing e integração e Mobile marketing e aplicativos, que penso serem, nos dias de hoje, os grandes pontos de atenção e reflexão para os profissionais de marketing e para as marcas.
Compartilho aqui com vocês um vislumbre sobre o futuro do marketing baseado em estatísticas sobre Inbound Marketing que encontrei em um post do Hubspot e na minha vivência nos últimos dois anos lidando com o marketing da Clear Educação e Inovação.
Bem, uma coisa que todos concordamos é que a indústria do marketing stá mudando rapidamente, não é? Segundo o HubSpot, a boa notícia é que não precisamos de uma bola de cristal para ver onde ele está indo!
Para os que conhecem o HubSpot, sabem que eles encontraram uma solução de software integrado de marketing que nos permite ver como os diferentes esforços de marketing são impactando nos sites e receitas dos negócios.
Depois de apenas cinco anos, com o software e seus produtos de inteligência tendo alcançado grande sucesso, eles se voltaram para a análise de dados de seus clientes e do mercado a fim de descobrir o que eles estão ansiando no momento.
Segundo eles, as estatísticas de seu blog estão gritando em seus rostos, lhes dizendo exatamente onde o futuro da indústria do marketing se encontra.
Aqui estão 33 estatísticas que lhes propiciaram um vislumbre de onde o futuro do marketing está indo:
Social Media e a Nutrição de Leads Sociais
1) A falta de resposta através das mídias sociais pode levar a um aumento de até 15% na taxa de churn ( abandono de relacionamento com uma organização) de clientes existentes. (Fonte: Gartner)
2) 37% das marcas gostaria de usar engajamento da mídia social para criar campanhas de marketing sob medida para o cliente. (Fonte: Forrester)
3) 75% das empresas B2B não medem ou quantificam engajamento de mídia social. (Fonte: Satmetrix)
4) 51% dos top 20% dos profissionais de marketing B2B geram leads através da mídia social usando ferramentas de compartilhamento social, em comparação com a média da indústria que é de 39%. (Fonte: Aberdeen)
5) 84% dos profissionais de marketing B2B usam a mídia social de alguma forma. (Fonte: Aberdeen)
6) Os profissionais de marketing gastam uma média de 4-6 horas por semana em redes sociais. (Fonte: Social Media Examiner)
7) Atualmente, os profissionais de marketing alocam 7,6% de seus orçamentos para a mídia social. CMOs esperam que o número chegar a 18,8% nos próximos cinco anos. (Fonte: CMO Survey)
8) 60,2% dos profissionais de marketing estão procurando opções de análise, bem como outras opções de análise, em suas ferramentas de mídias sociais de gestão. (Fonte: SEOmoz)
9) Não obstante, os profissionais de marketing continuam a lutar com a integração de mídias sociais na estratégia global da empresa. Em uma escala de 1-7, apenas 6,8% dos entrevistados acreditam que a mídia social está “muito integrada” em sua estratégia (a mais alta classificação para a questão), enquanto 16,7% acreditam que não está integrada em tudo (o nível mais baixo para o questão). (Fonte: CMO Survey)
O que essas estatísticas de mídia social dizem sobre o futuro do marketing
Existem poucos takeaways chave destas estatísticas de mídia social. Primeiro, os profissionais de marketing estão usando cada vez mais as mídias sociais. Não é mais uma questão de “você tem que estar no social”. É uma questão de “estamos ativos no social.” O problema conduz ao segundo takeaway. Os profissionais de marketing  necessitam de um sistema que  forneça análises claras de mídia social, que indique onde usuários de mídia social estão e que mostre como seus esforços de mídia social estão impactando diretamente seus negócios. Finalmente, profissionais de marketing (e CMOs!) querem fazer tudo isso com um sistema integrado. Os profissionais de marketing não podem ficar andando de um lado para outro todo o tempo, de um blog CMS, para uma ferramenta de publicação social, a uma ferramenta de análise e etc. Eles precisam de um sistema que os deixem conectados e que faça tudo.
Relevância, personalização e conteúdo dinâmico.
10) Emails personalizados melhoram as taxas de cliques em 14%, e as taxas de conversão em 10%.(Fonte: Aberdeen)
11) As principais razões para os usuários de email dos EUA  cancelarem a assinatura de um email comercial ou sem fins lucrativos são:  muitos emails (69%) e de conteúdo que não é mais relevante (56%). (Fonte: Chadwick Martin Bailey)
12) 80% dos usuários de internet móvel preferem anúncios locais  relevantes . (Fonte: JiWire)
13) Uma recomendação de alto impacto de um amigo confiável transmitindo uma mensagem relevante tem até 50 vezes mais chances de desencadear uma compra do que uma recomendação de baixo impacto.
14) 62% dos adultos com menos de  34 anos estão dispostos a partilhar a sua localização para obter mais conteúdo relevante. (Fonte: JiWire)
15) 53% dos varejistas planejam se concentrar em ferramentas de personalização da web em 2012. (Fonte: National Retail Federation)
16) 75% das pessoas preferem receber ofertas sobre qualquer outra forma de call to action. (Fonte: Texto Marketer)
17) Em um estudo de 650 campanhas de marketing multicanais , campanhas personalizadas de forma consistente venceram esmagadoramente as campanhas estáticas na geração de uma alta taxa de resposta de destinatários. Enxergam um colapso da indústria aqui. (Fonte: Mindifire).
O que Personalização, Relevância e Estatísticas sobre conteúdo dinâmico dizem sobre o futuro de Marketing
As pessoas querem conteúdo segmentado e relevante. Profissionais de marketing precisam fornecer. Mesmo que os profissionais de marketing já saibam que devem ser segmentar seus contatos e compartilhar apenas o que o conteúdo que é mais valioso para o seu público, isso não está sempre acontecendo.Para resolver esse problema, os profissionais de marketing precisam de um sistema que possa personalizar a comunicação e desencadear as mensagens certas para serem enviadas para a pessoa certa no momento certo.
Email Marketing e Automação
18) 59% dos profissionais de marketing B2B dizem que o email é o canal mais eficaz para gerar receita. (Fonte: Revista BtoB)
19) 49% dos profissionais de marketing B2B gastam mais tempo e recursos em email do que em outros canais. (Fonte: Revista BtoB)
20) Os Triggered emails ( em resposta a um opt in)  obtêm  taxas de cliques 119% superiores  a  dos emails simples. (Fonte: Epsilon)
21) Mais de 50% dos entrevistados disseram que ainda não tinha percebido o valor de seu investimento em automação de marketing. (Fonte: Genius)
22) 61% das empresas de marketing planejam aumentar seus esforços de email marketing no próximo ano. (Fonte: Experian)
23) Na adoção de tecnologia de automação de marketing é esperado um aumento de 50% em 2015. (Fonte:  Sirius Decision)
O que estas estatísticas sobre Email Marketing e Automação dizem sobre o futuro de Marketing
Nós já entendemos que a personalização é uma obrigação. Mas longe vão os dias de ser apenas isso. Os profissionais de marketing precisam de uma ferramenta que irá acionar os seus e-mails por uma série de regras estabelecidas por eles mesmos para criar segmentos de forma dinâmica, e em evolução, e automatizar ações de marketing.  Ao fazer isso, os profissionais de marketing vão entender o valor de automação de marketing e encontrão uma maneira de melhorar o direcionamento de suas mensagens para melhorar a experiência do usuário enquanto beneficiam o seu negócio.
Análise de marketing e Integração
24) COMs relatam que gastam 8% de seus orçamentos de marketing em análise de marketing, e esperam aumentar este nível nos próximos três anos. (Fonte: CMO Survey)
25 Para os gastos em análise de marketing é esperado um aumento de 60% em 2015. (Fonte: CMO Survey)
26) Em 2013, liderar campanhas de gestão integrando quatro ou mais canais digitais vai superar campanhas únicas ou de  dual-channel em 300%. (Fonte: Gartner)
27) Em 2014, mais de 40% das grandes organizações de marketing complexas terão desenvolvido aplicativos de marketing integrado. (Fonte: Gartner)
O que estas análises  de Marketing & Estatísticas  dizem sobre o futuro de Marketing
Como prenunciado pela história de Mike Volpe, na introdução do post da HubSpot, a integração é um elemento crucial do sucesso de uma equipe de marketing. Os profissionais de marketing precisam de um tipo de informação que você está lendo agora: dados. Dados que forneçam insights e visão para onde suas estratégias de marketing devem ser dirigidas. Ler as estatísticas gerais por meio de vários estudos de nada vai beneficiar o seu negócio, mas sim deverá  olhar para os dados específicos de reflexão de seus próprios esforços. Ter um sistema de análise que integre cada parte de seu marketing irá garantir que você está tomando as decisões corretas e alocando seu orçamento sabiamente baseado nos sucessos e fracassos de seus esforços de marketing.
Mobile Marketing e Aplicativos
28) Receita de publicidade móvel Mundial vai expandir 3,5 vezes o seu tamanho atual em 2016. (Fonte: Yankee Group)
29) Comércio móvel será responsáveis por 24,4% das receitas globais de comércio eletrônico até o final de 2017. (Fonte: ABI Research)
30) A abertura de emails  em smartphones e tablets aumentaram 80% nos últimos seis meses. (Fonte: Litmus)
31) 45% das empresas norte-americanas estão  realizando algum tipo de marketing móvel, com sites móveis (70%), aplicações móveis (55%), e os códigos QR (49%), sendo as táticas mais comuns. (Fonte: StrongMail)
32) 47% das empresas de marketing planejam aumentar seus esforços em aplicativos móveis no próximo ano. (Fonte: Experian)
33) 59% das empresas de marketing dos Estados Unidos coletam informações de contato móvel. (Fonte: Experian)
O que estas estatísticas sobre Mobile Marketing & Apps Estatísticas revelam sobre o futuro de Marketing
Todo mundo tem um smartphone! Sim, nós sabemos. Sabemos também que mais pessoas estão vendo anúncios em seus telefones  e que os sites precisam ser móvel otimizados. Mas isso é apenas a experiência do consumidor. E sobre a experiência de negócios? E sobre os profissionais de marketing que precisam entender como as pessoas estão interagindo com eles no celular? Ou o que dizer dos profissionais do marketing que estão correndo para o planejamento e implementação de estratégias e precisam de um aplicativo móvel ligado a suas análises e software de automação para ver exatamente como estão as suas estratégias? Os profissionais de marketing precisam de uma aplicação que lhes permita manter o controle sobre a sua geração de leads e conversões de clientes em movimento.
Em geral, o marketing está passando por uma transformação poderosa. Há necessidades a serem atendidas, idéias para serem criadas, e revoluções chegando.
Se foi o tempo em discutimos a mídia social como um brinquedo novo brilhante, o  email marketing  algo valioso e os aplicativos móveis  divertidos para clicar.
Agora é hora de conectar todas essas diferentes partes. É hora de ver como cada um apoia o outro para executar a campanha de marketing perfeito  e ver como se  faz isso por em uma plataforma de análise integrada.
Fácil. Poderoso. Integrado. Isso é o que o marketing precisa.
Onde você vê o futuro do marketing está indo? Onde você quer ir?
Eu estou bem ligada nesses assuntos, previsões e tendências e posso dizer que é imperioso que os profissionais de marketing se liguem nas mesmas o mais rapidamente possível sob pena de perderem os seus empregos ou ficarem ultrapassados.
Atualmente, na minha experiência com marketing tenho procurado aplicar a maioria dos pontos aqui elencados e posso dizer que a cada dia me surpreendo mais com o potencial dessas novas técnicas e ferramentas.
Procuro trabalhar com dados, inteligência, conhecimento de nossos clientes e técnicas de inovação. Invisto muito em conteúdo relevante, e procuro conhecer cada vez mais sobre marketing de conteúdo. Conhecer cada um de seus clientes, estudar muito a base de leads e a sua origem, e  com esses dados criar conteúdos personalizados tem feito muita diferença.
Com relação ao software de marketing integrado, estamos utilizando o RD Station, da start up Resultados Digitais aqui de Florianópolis, que foi criado baseado no do HubSpot. Nossa satisfação vem crescendo a cada dia que passa em função das possibilidades de utilização de inteligência e inovação no marketing.
Creio fortemente que para ter sucesso no marketing nesse mundo interconectado, em que as pessoas e os consumidores têm vez e voz, as marcas terão de utilizar ferramentas de inteligência e integração.
O post do Hubspot sobre o futuro do marketing, que pode ser encontrado em inglês no link original, aqui.


Sintam-se a vontade para comentar, participar na discussão, criticar e etc.
Vocês me encontram no email fernandabbsa@gmail.com, Twitters @fernandabornsa e @cleareducacao.
Obrigada pela leitura e até a próxima!

FONTE: AcontecendoAqui

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