segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O que os candidatos NÃO vão fazer

Hoje, levantei pelas oito e pouco da manhã. É mais ou menos a minha rotina (sou 50% militante do “ócio criativo” do Domênico de Masi) e não vou mudar por causa do Horário Eleitoral Gratuito. Não sei se é por idade, coisa e tal, mas eu sou a favor desse horário, por mais chato que alguns programas sejam. Por mais mal feitos que sejam. A campanha já está nas ruas. Tem uma candidata a vereadora de Gramado que rimou seu nome “Iara da lanchonete” com o número, terminado em”sete” num jingle em ritmo gauchesco.
A criatividade varia nessa época. As placas coloridas dos candidatos também. Falo de política, porque gosto dela, porque acho importante e porque não acho que esse material emporcalhe a cidade, como já vi manifestações. Algumas acho feias, mas é o meu gosto. Quem fez acha bonitas. Isso também vale para roupas, carros, casas. Então, sem problemas. Em resumo: é bom que existam placas eleitorais nas ruas.
E vou acompanhar, não todos os dias, não toda hora, mas com boa assiduidade (menos quando houver coincidência com  jogo do Grêmio), os programas de TV. O leitor Alexandre Oliveira comentou no meu post anterior que as campanhas de Porto Alegre mais parecerão campanhas para síndicos. Sou um pouco mais otimista.
Vou acompanhar com uma curiosidade especial: o que os candidatos a prefeitos não vão fazer. Pois todos eles, certamente, vão aumentar investimentos na educação, na saúde, na segurança, no transporte, pavimentação viária, saneamento básico, meio ambiente e recuperação da orla do Guaíba. Todos vão continuar os bons projetos e corrigir o que está errado. A maioria terá boa relação com os governos federais e estaduais. Dois ou três estarão contra, mas isso não deve evitar acordos e obras  para o bem da população.
Alguém vai propor que Porto Alegre deixe de ser sede da Copa do Mundo 2014?
Alguém vai combater o metrô dizendo ser uma obra que durante um ano e meio vai empoeirar a cidade, aumentar o engarrafamento e prejudicar o comércio da região?
Alguém vai dizer “tanta promessa é demagogia, é irrealizável. No meu governo vou concentrar esforços em dois temas: tal e tal, que são os mais necessários para a cidade e possíveis de executar”?
Nessa de não vou fazer não vale o óbvio: não roubar, não fazer gastos excessivos, não corromper ou deixar-se corromper, etc.
Aliás, uma coisa, pelo que vi até agora, já sei que não vão fazer: ninguém está focando em trazer inovações para a cidade. É uma pena.

FONTE: AdOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário