Por: Milena Seabra
Início de ano é sempre momento de apostas, previsões, promessas e sonhos
para o ano que se inicia. Muita energia renovada e a necessidade cada
vez maior de se reinventar.
Essa necessidade de se reinventar é
vivida por todo mercado, já que o consumidor busca a cada dia novas
experiências e a quantidade de informação e a tecnologia criam novos
hábitos para esse consumo. Mas a indústria que mais precisa se
reinventar nesse momento é a editorial, que vive um cenário de
transformação devido à abundância de informação e à facilidade na
geração de conteúdo.
A verdade é que estamos vivendo um grande
paradoxo, pois como já tive a oportunidade de escrever aqui, em outro
artigo, nunca lemos tanto, nunca tivemos tanta informação sendo gerada e
consumida, mas o modelo de negócio da indústria editorial está sendo
repensado, pois passa por um momento crítico e delicado. A internet
quebrou todas as barreiras, pois revolucionou o negócio das mídias e o
hábito no consumo de informação, com isso os jornais e revistas buscam o
caminho para encontrar a rentabilidade e o equilíbrio financeiro.
O fato é que com a tecnologia toda empresa pode se transformar em
mídia, mas nesse cenário é importante destacar que o sucesso mesmo virá
da qualidade e relevância do conteúdo gerado, pois só isso trará a
audiência que pode ser transformada em resultado, seja pela venda de
publicidade, seja pela venda do próprio valor do conteúdo.
Na
última edição da HSM Management, a revista trouxe um especial chamado
“Dossiê Mídia Ambidestra” que vale muito a pena ser lido. O Dossiê
aborda o momento vivido na indústria da mídia, principalmente pelos
jornais, com base em três estudos, o World Press Trends, realizado pela
WAN-IFRA, Global Entertainment and Media Outlook, da PwC e o Global
Media & Entertainment High Performance Study, da Accenture, além de
conversas com especialistas da área.
O Dossiê com pouco mais
de 20 páginas, aborda questões muito interessantes como a missão do
jornalismo na produção do conteúdo e o papel cada vez mais importante de
avaliar e filtrar a informação, dando a devida relevância, para que o
leitor possa não só conhecer os fatos, mas entender seu significado.
Nesse ponto a credibilidade da marca e a confiança que o leitor deposita
no veículo fazem muita diferença nessa relação.
Confirma
também a tendência já apresentada ao mercado nesses últimos anos, o
crescimento dos tablets e smartphones que passam a garantir cada vez
mais aos jornais a participação e o compromisso dos leitores e a
necessidade de interação e relacionamento com o público, reforçando o
conceito da participação cidadã como geradora de conteúdo.
O
dossiê apresenta ainda toda discussão em torno da tendência do Paywall e
os novos papéis que podem estar surgindo ao longo dessa cadeia de
valor. Como proposta de ação, foram apresentadas seis medidas para que a
indústria reinvente seu modelo de negócio. Entre elas vale a pena
destacar:
- a reafirmação de seu valor real e a venda de curadoria e opinião, não apenas a informação,
- o foco no consumidor, para entender cada vez mais o que é relevante e
entregar um produto e serviço que realmente agregue valor e assim atuar
fortemente na experiência e relacionamento com o leitor,
-
investir em inovação para criar novos diferenciais, já que estamos
vivendo um momento de transição e não uma crise momentânea.
Apesar
de ninguém ter as respostas, todos estão no caminho, mas uma coisa é
certa, a tecnologia e a internet realmente provocaram uma revolução e
uma nova forma de comunicar, mas trouxeram também muitas oportunidades.
Por exemplo, sabemos que diante de todos os desafios nunca foi tão
importante o conhecimento e o relacionamento com o consumidor, e essa
mesma tecnologia que causou a ruptura do modelo de negócio é a que
possibilita um alto volume e qualidade de informações sobre o
comportamento de consumo.
Nesse
momento é vital para qualquer negócio e para qualquer marca entender
cada vez mais quem são e como se comportam esses consumidores, para
assim descobrirmos produtos, serviços e conteúdos que sejam de fato
relevantes e façam a diferença diante de tanta oferta.
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