segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hora de parar e pensar

Por: Tadeu Viapiana

Acabou de sair mais uma notícia ruim para a educação brasileira, daquelas que faz a gente pensar se realmente temos chances na corrida pelo desenvolvimento social e econômico.
O Brasil ocupa a penúltima colocação no ranking do projeto A curva do Aprendizado, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), ligada a revista The Economist.
O ranking espelha a posição de 40 países em três testes internacionais de habilidades cognitivas e desempenho escolar aplicados aos alunos do 5º a 9º ano do ensino fundamenta: o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls). Além disso, considerou ainda dados sobre alfabetização e taxas de conclusão de escolas e universidades.  
Veja os países que estão nas melhores posições:  http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ranking-de-qualidade-em-educacao-coloca-brasil-em-penultimo-lugar,965935,0.htm
O mais grave de tudo é que o tempo vai passando e a agenda da educação pública brasileira não muda. Como se fosse razoável esperar mudanças substanciais na qualidade da educação das mesmas práticas que vem sendo utilizadas há anos e que nos conduziram à situação atual.
Mais do mesmo só vai piorar. 
Já temos um diagnóstico bastante detalhado dos nossos problemas. Sabemos exatamente quais são as causas do atraso educacional brasileiro. Especialistas como o Gustavo Ioschpe já praticamente exauriram a temática.
O que nos falta é ação. Coragem para mudar.  

FONTE: AdOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário