A história da criatividade na publicidade passa pela Universidade de
Búfalo, Estados Unidos, quando as cabeças criativas assistiam os seus
cursos e bebiam das suas teorias. Gente de cabeça valiosa passavam por
lá e na volta faziam palestras dos conteúdos aprendidos, com direito à
técnicas de meditação que facilitam as novas idéias.
A agência de publicidade, escritórios de design e arquitetura eram, até
a chegada das empresas de tecnologias voltadas para a inovação, os
lugares que mais separavam os “criativos” das demais pessoas. Inovação,
produto da criatividade parece não ser mais um dom e sim uma maneira de
olhar e solucionar problemas em diversas áreas.
O site da Arquitêta, postou no Face esse diagrama que
como seria o processo de criatividade , incluindo uma citação do Steve
Jobs, mas não explica como não se perder pelo caminho que parece fácil
entrar, mas sair no outro lado com uma idéia criativa, parece deixar que
pensa comum para trás.
As metodologias de criação de marcas estão cada vez mais abordando a
criatividade como meio, passando a ser a criatividade mais e mais
abastecida com informações vindas de diferentes formas de pesquisa,
desde Shadowing (ficar na sombra de um consumidor) até Pesquisa Etnográfica, a sua cultura.
Einstein dizia que a formulação de um problema é 50% da sua solução e para a sua estruturação, quanto mais você souber melhor.
FONTE: AdOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário