A idéia de falar mal dos outros, seja na forma da calunia, injuria ou
difamação, aparece desde muito cedo na história.Elas visam de forma
nociva excluir um indivíduo ou grupo do convívio social. Faz parte da
história da Calunia a célebre obra dos tempos da Grécia, chamada a
Calunia de Apeles, pintada pelo artista para se defender dela e quando
mostrou os seus diferentes componentes humanos.
No mundo do marketing, a idéia de excluir alguém ou um grupo do
convívio social, pode ser entendido como excluir uma marca do mercado ou
mesmo um grupo delas, como tem as corporações. Esse recurso de
exclusão, se examinado à luz da mídia
de hoje, tem um campo enorme para a propagação e que parte de uma
atitude simples de falar o que ouviu falar. É o Buzz Marketing usado
pelo malao contrário. Como se proteger então desse risco?
Primeiro ter a prática de valores. As marcas tem por princípio um
núcleo, uma essência, DNA, em outra linguagem, que determinam como todas
as ações da empresa devem ser feitas para ser forte e coerente em torno
dele. Ninguém imagina que a Apple possa ser caluniada pela inovação,
que atingiria o seu núcleo enfraquecendo a marca como um todo. As marcas
fortes constroem barreiras de proteção e cinturões de segurança a
partir da comunicação em expressões diretas, como a própria comunicação e
design e indiretas, via comunicação com a sociedade, por exemplo.
FONTE: AdOnline
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