Por: Julio Ribeiro
Sua empresa e/ou sua marca é uma das mais lembradas em seu segmento?
Parabéns, você já tem um bom caminho percorrido para transforma-la em
uma empresa/marca vencedora.
Ser conhecida é a primeira condição para uma marca conquistar mercado e
depois vir a consolidar posição neste mercado. Mas tem um pequeno
detalhe que pode fazer toda a diferença. Ser conhecida significa que as
pessoas já ouviram falar dela, mas isso não é tudo, depende do que
ouviram. A máxima usada por alguns políticos, segundo a qual “falem bem
ou falem mal, mas falem de mim”, não serve para as marcas, é preciso que
o que “se ouve” dela sejam coisas positivas.
É por isso que, nem sempre, as marcas mais lembradas são as que vendem
mais. Usando o exemplo dos políticos, provavelmente, se perguntássemos
hoje, em qualquer roda, o nome de um político, o de Renan Calheiros
seria um dos mais lembrados e isso não significa que essas pessoas
estejam dispostas a votar nele no futuro. O mesmo acontece em “n”
categorias de consumo, uma empresa de telefonia ser muito lembrada pode
significar que ela seja campeã de reclamações. Pode, não significa que
seja.
Então, ser conhecido, lembrado, é muito importante, desde que seja por
atributos positivos. E ai vem a segunda etapa na formação de marca
vencedora, que é a do reconhecimento. Primeiro ela precisa ser conhecida
e, num segundo instante, reconhecida. E isso vai depender da postura da
empresa, do cuidado que ela tiver com sua marca, as associações que ela
vier a fazer, os atributos físicos e os “não tangíveis” que ela
pretender e, de fato, passar adiante em sua comunicação.
E comunicação não é só propaganda ou assessoria de imprensa. Cada vez
que o consumidor entra em contato com sua marca, ali se estabelece um
momento de comunicação. Pode ser ao ligar para o call Center da empresa,
pode ser ao ver os caminhões da companhia nas ruas, pode ser ao pedir
uma informação no balcão, pode ser ao olhar para a fachada, ou para o
tipo de pacote com que recebe as encomendas feitas pela internet. Uma
empresa está se comunicando mesmo quando acha que não está.
Reconhecimento vem com o tempo, por meio de uma comunicação
persistente, relevante e pró-ativa. Ninguém que se estabelece hoje no
mercado passa a ser reconhecido amanhã. Com altos investimentos em
publicidade até pode ser conhecido, ser lembrado, num curto intervalo de
tempo. Mas ser reconhecido, pelos atributos desejáveis, leva bem mais
tempo.
Depois de conhecida e reconhecida, sua marca precisa ser desejada. Eu
posso lembrar de uma marca, posso reconhecer nela uma série de atributos
positivos, mas nem por isso, necessariamente, eu a deseje. É preciso
que a gestão de marca (que o pessoal mais modernoso chama de “branding”)
planeje e desenvolva um universo de aspiração em torno dessa marca, que
tenha nexo com as pessoas que formam o mercado consumidor, real ou
potencial dessa marca. E ai o furo é mais embaixo.
Portanto, parabéns, por sua empresa e/ou marca estar entre as mais
lembradas. É o primeiro passo, para, a partir de uma gestão qualificada,
ela vir a ser desejada um dia. E esse, imagino, é o desejo de todo o
empresário. Ou não?
FONTE: AdOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário