quarta-feira, 24 de abril de 2013

Marcas precisam ser mais que conhecidas

Por: Julio Ribeiro

Sua empresa e/ou sua marca é uma das mais lembradas em seu segmento? Parabéns, você já tem um bom caminho percorrido para transforma-la em uma empresa/marca vencedora.
Ser conhecida é a primeira condição para uma marca conquistar mercado e depois vir a consolidar posição neste mercado. Mas tem um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença. Ser conhecida significa que as pessoas já ouviram falar dela, mas isso não é tudo, depende do que ouviram. A máxima usada por alguns políticos, segundo a qual “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, não serve para as marcas, é preciso que o que “se ouve” dela sejam coisas positivas.
É por isso que, nem sempre, as marcas mais lembradas são as que vendem mais. Usando o exemplo dos políticos, provavelmente, se perguntássemos hoje, em qualquer roda, o nome de um político, o de Renan Calheiros seria um dos mais lembrados e isso não significa que essas pessoas estejam dispostas a votar nele no futuro. O mesmo acontece em “n” categorias de consumo, uma empresa de telefonia ser muito lembrada pode significar que ela seja campeã de reclamações. Pode, não significa que seja.
Então, ser conhecido, lembrado, é muito importante, desde que seja por atributos positivos. E ai vem a segunda etapa na formação de marca vencedora, que é a do reconhecimento. Primeiro ela precisa ser conhecida e, num segundo instante, reconhecida. E isso vai depender da postura da empresa, do cuidado que ela tiver com sua marca, as associações que ela vier a fazer, os atributos físicos e os “não tangíveis” que ela pretender e, de fato, passar adiante em sua comunicação.
E comunicação não é só propaganda ou assessoria de imprensa. Cada vez que o consumidor entra em contato com sua marca, ali se estabelece um momento de comunicação. Pode ser ao ligar para o call Center da empresa, pode ser ao ver os caminhões da companhia nas ruas, pode ser ao pedir uma informação no balcão, pode ser ao olhar para a fachada, ou para o tipo de pacote com que recebe as encomendas feitas pela internet. Uma empresa está se comunicando mesmo quando acha que não está.
Reconhecimento vem com o tempo, por meio de uma comunicação persistente, relevante e pró-ativa. Ninguém que se estabelece hoje no mercado passa a ser reconhecido amanhã. Com altos investimentos em publicidade até pode ser conhecido, ser lembrado, num curto intervalo de tempo. Mas ser reconhecido, pelos atributos desejáveis, leva bem mais tempo.
Depois de conhecida e reconhecida, sua marca precisa ser desejada. Eu posso lembrar de uma marca, posso reconhecer nela uma série de atributos positivos, mas nem por isso, necessariamente, eu a deseje. É preciso que a gestão de marca (que o pessoal mais modernoso chama de “branding”) planeje e desenvolva um universo de aspiração em torno dessa marca, que tenha nexo com as pessoas que formam o mercado consumidor, real ou potencial dessa marca. E ai o furo é mais embaixo.
Portanto, parabéns, por sua empresa e/ou marca estar entre as mais lembradas. É o primeiro passo, para, a partir de uma gestão qualificada, ela vir a ser desejada um dia. E esse, imagino, é o desejo de todo o empresário. Ou não?

FONTE: AdOnline

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