sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comunicação face a face

Por: Sara Caprario

Quando me perguntavam há alguns anos sobre como funciona a assessoria de imprensa era fácil responder. Hoje está cada vez mais difícil explicar como a atuação de uma assessoria de imprensa ou de comunicação pode influenciar na consolidação de uma imagem, pois o público alvo anda cada vez mais espalhado e ao mesmo tempo ávido por boas informações sem se importar com a fonte, desde que crédula seja.
O que antes era chamado de informação “boca a boca” é atualmente substituído pela troca de ideias face a face, ou facebook to facebook. As dicas, indicações e experiências compartilhadas servem como referências para as pessoas decidirem uma compra, uma escolha ou um investimento. Portanto, a comunicação institucional precisa ir onde seu alvo estiver.
A convergência de mídias permitiu avanços em muitos aspectos do desenvolvimento socioeconômico, mas não garante o completo alcance do público que se quer atingir. E aí volto a reforçar minha teoria de que a essência da comunicação continua a mesma, ou seja, repassar informações checadas, com responsabilidade e ética. Para isso serve o trabalho da assessoria.
Escrever todo mundo pode. Divulgar hoje em dia é rápido, basta ver exemplos de relatos nas redes sociais que ganham cinco ou dez mil compartilhamentos, revelando um alcance fenomenal. No entanto, a continuidade é fundamental para muitas empresas ou instituições, por isso que a assessoria trabalha com planejamento, acompanhamento, monitoramento e resultado. É preciso atenção a cada pedido de informação, cuidado a cada oferta de espaço e, principalmente, competência para coordenar todas as possibilidades que um cliente pode ter com a assessoria de imprensa.
A comunicação face a face pode ser eficaz por um tempo ou até mesmo para sempre, mas as ferramentas mudam e o fundamental continua, que é saber se comunicar dependendo do objetivo final.

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