terça-feira, 14 de setembro de 2010

Emprego industrial sobe 5,4% em julho e tem maior alta anual em nove anos

Ante junho, o emprego no setor avançou 0,3%, a sétima alta consecutiva na comparação mensal

O emprego industrial registrou alta de 0,3% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, no sétimo resultado positivo consecutivo ante o mês anterior, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 10. Na comparação com julho do ano passado, o emprego na indústria registrou expansão de 5,4%, o maior aumento ante igual mês de ano anterior apurado desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001. No ano, o emprego na indústria acumula alta de 2,9% e em 12 meses, queda de 0,5%.

O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria aumentou 1,9% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. Na comparação com julho do ano passado, a folha registrou aumento de 11,2%, acumulando expansão de 5,6% no ano.

Em 12 meses (encerrados em julho), a folha da indústria registrou o primeiro resultado positivo (1,2%) apurado pelo IBGE desde agosto de 2009, após uma estabilidade (variação zero) em junho último.

Horas pagas
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria caiu 0,3% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, após cinco meses de taxas positivas consecutivas em relação ao mês anterior. Apesar da queda nesse confronto, os resultados comparativos a iguais períodos do ano passado foram positivos. Ante julho de 2009, o número de horas pagas aumentou 5,7%, a maior expansão ante igual mês de ano anterior desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001. No ano, o número de horas pagas acumula alta de 3,8% e em 12 meses, de 0,1%.


Por: Jacqueline Farid
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário