sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Como conquistar a maior fatia do mercado usando a internet

Os sites de busca atuam como ferramenta fundamental nesse processo. Conheça as formas de usá-los

O mundo dos negócios está cada vez mais acirrado, com a presença de milhões de negócios on e off-line, e analisar os movimentos desse mercado, investir no planejamento de sua empresa para que ela se destaque e definir quais pessoas vão coordenar esse processo são os primeiros passos da ação que vai permitir ao seu negócio se diferenciar da concorrência.

O plano de ação para alcançar o consumidor, por sua vez, deverá levar em conta como esse cliente vai achar a sua empresa.

A era digital e as plataformas de busca
As pessoas procuram o que querem por meios simples e diretos. Há alguns anos, as páginas amarelas eram os diretórios mais funcionais para encontrar uma empresa. Até então, vivíamos uma estagnação de foco nos processos empresariais na entrega de produtos, com pouca interação com o consumidor.

A rápida evolução do meio digital proporcionou um ambiente em que o consumidor aumenta sua influência nas interações com as empresas e outros clientes. Os sites de busca atuam como ferramenta fundamental nesse novo mercado, e o consumidor tem um leque maior de informações sobre produtos, serviços e empresas e, por isso, passa a interagir mais.

Google, Yahoo! e Bing merecem especial atenção dos empresários. Estar na primeira página de resultados desses sites de busca não é simples, mas também não é impossível.

Os mecanismos de busca são desenvolvidos com a finalidade de entregar o melhor resultado para a procura do usuário. A indicação de quais sites são os mais relevantes para determinada busca é feita através de algoritmos que são constantemente alterados para usar da melhor forma a inteligência coletiva da própria web.

Marketing em sites de busca
Em 2005, um grupo de empresas realizou um estudo que mediu o direcionamento dos olhos de um grupo de usuários nos sites de busca. Os resultados demonstraram que a página de resultados orgânicos é mais valiosa do que os anúncios pagos conhecidos como links patrocinados.


Busca orgânica Links patrocinados
Posição na 1ª página de resultados % Visto Posição do anúncio % Visto
1 100 1 50
2 100 2 40
3 100 3 30
4 85 4 20
5 60 5 10
6 50 6 10
7 50 7 10
8 30 8 10


Fonte: Didit, Enquiro e Eyetools (USA)

Milhares - ou até mesmo milhões de sites - competem diariamente pela mesma colocação na 1ª página de resultados dos principais sites de busca. Veja, abaixo, como atuar em ambos os casos.

Otimização da indexação na busca orgânica ou SEO (Search Engine Optimization)
SEO é uma atividade que, quando bem feita, permite ao site da sua empresa ficar melhor posicionado nos sites de busca. Trata-se de uma ação constante que envolve o uso de conteúdo apropriado e bem escrito e questões técnicas relacionadas à construção do site. O processo é embasado em três grandes atividades:

Conteúdo - é a parte mais importante da estratégia de SEO. Planejamento, qualidade, relevância e equilíbrio entre short-term (blogs, hotsites, fóruns) e long-term (conteúdo estático do portal) são a base do sucesso para a indexação. Para ter um bom conteúdo:
1. Foque em informação nova e relevante; respostas/soluções para dúvidas/buscas; seja referência na informação;
2. Defina o conteúdo que será indexado e o que não será;
3. Defina conteúdos curtos e de rápida indexação, como blogs, releases, testemunhais, RSS.

Pesquisa de palavras-chave - os mecanismos de busca registram as palavras mais buscadas e relevantes e indexam os sites cujo conteúdo/semântica incluem essas palavras. Por isso:
1. Otimize o conteúdo, incluindo no texto as palavras-chave mais procuradas;
2. Estabeleça presença nos mecanismos de busca gradualmente (1 palavra por página);
3. Faça um mapeamento das palavras-chave entre as mais concorridas (maior competitividade e menor taxa de conversão) e as menos concorridas (maior taxa de conversão e menor competitividade) e balanceie o uso de ambas.

Link-buiding – sites com conteúdos relevantes tendem a ser replicados por outros sites ou blogs. Quanto mais estruturado estiver o site, maior a probabilidade de outros sites o indicarem e, consequentemente, gerar aumento de tráfego.
1. Crie textos âncora com significado relevante para os links inseridos nas páginas do site;
2. Estabeleça uma estratégia consistente para conteúdo em redes sociais;
3. Faça parcerias com sites cujo conteúdo seja de confiança dos sites de busca, como universidades

Links patrocinados ou PPC (pay per click)
Os links patrocinados são campanhas focadas em palavras-chave procuradas nas ferramentas de busca que agilizam a aparição do site na primeira página de resultados. O processo é um constante leilão on-line, baseado em preço por clique. O link patrocinado pode ser empregado como estratégia para necessidades determinadas, já que o custo é por clique e não pela exposição (impressões).


SEO PPC
Vantagens .Custo baixo
.Confiança
.Alta performance de click through
.Resultados duráveis (long-term)

.Tráfego instantâneo
.Fácil implementação e gerenciamento




Desvamtagens .Requer mais esforço
.Resultados iniciais levam mais tempo .Custo alto (posição + alta = + custo)
.Pouca confiança
.Resultados atrelados a investimento


É dispensável falar sobre a importância de se atuar com clareza e consistência no mundo digital, pois isso não é novidade. O mais importante é escolher sua estratégia, investir na ação e começar já. Essa não é mais uma onda, muito menos uma marola. Essa é “a” onda e é melhor estar na crista dela.

* Simone Lettieri é gerente da área digital da Serasa Experian, tem formação em comunicação social com MBA em finanças pela PUC-Rio e especialização em marketing direto pelo Institute of Direct Marketing (UK) e Business Marketing por Kellogg (USA). É palestrante em seminários de novas mídias digitais – Sistema Brasileiro de TV Digital

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Um comentário:

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