quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Como chamar a atenção dos diretores de criação de grandes agências internacionais que você merece a vaga?

Esta é a segunda parte da série no AcontecendoAqui com Andy Knell, renomado headhunter internacional que já levou vários criativos do Brasil e de vários países para trabalhar no departamento de criação das melhores agências de Londres e Nova Iorque.


Conteúdo rico e inédito no Brasil



Dividimos a entrevista em 5 partes. Os vídeos são apresentados sem legendas propositalmente. Afinal, para chegar lá você precisa ser fera na língua inglesa. No entanto, para facilitar a vida dos nossos leitores que não dominam o inglês, traduzimos alguns trechos inéditos de um material rico em informação e que jamais fui publicado no Brasil.Principais trechos desta Entrevista (Parte 2), encontram-se abaixo do vídeo.




AcontecendoAqui – Qual é sua relação profissional com diretor de criação de agências como a BBDO e Ogivly, por exemplo?
Andy Knell - Como um creative headhunter, meu trabalho é entender a perspectiva, as demandas e necessidades do diretor de criação. Nós temos que ter em mente que eles são pessoas muito ocupadas e realmente usam um percentual muito pequeno de seus dias de trabalho (5 a 10%) para analisar portfólios.A questão chave é, como podemos chamar a atenção deles de maneira rápida e fácil?- Tente mostrar todo o seu talento em apenas 5 minutos- Apresente-se de maneira simples e clara.- Tenha o seu portfólio pronto, de preferência online e com fácil acesso- Visite o país a turismo e tente marcar uma entrevista com algum criativo- Tenha um profissional para ser o seu “dupla” em mente, já que muitas agências não contratam individuais.- Tenha uma pasta bem enxuta. Lembre-se que duas ou três campanhas serão o suficiente para o diretor de criação perceber se você tem o perfil do criativo que ele gostaria de contratar.AcontecendoAqui – É importante estar já no país ou na cidade na qual você deseja trabalhar?Andy Knell - Estar em Londres, por exemplo, significa que você não é somente um email na caixa de mensagens. Eles vão receber centenas e centenas de emails todos os dias e haverá pessoas se candidatando mas, você sabe, o que é um email? Somente poucas palavras. Isso não pode realmente mostrar quem você é. Se você vir para Londres, mesmo que por 2 a 3 dias, o diretor de criação pensará “Este time está na cidade, é uma oportunidade única”, parecido com uma propaganda promocional.AcontecendoAqui – Quais são as outras dicas que você gostaria de recomendar?Andy Knell - Se você teve uma campanha recente na televisão, ou que foi produzida internacionalmente, eles deveriam saber disso, se descreva simplesmente “Nós somos o grupo que fizemos a campanha XYZ”. Então eles já devem ter ouvido falar sobre o seu trabalho…eles vão ter uma boa referência de você além de um nome ou título, entende?“Nós queremos que você esteja presente na mente deles, queremos que eles fiquem entusiasmados sobre você, e você quer que eles estejam envolvidos e tentem realmente passar algum tempo para conhecer você melhor. Então, isso é o primeiro, o primeiríssimo contato. Você precisa ser forte e causar impacto. AcontecendoAqui – Devo procurar uma vaga sozinho ou em dupla?Andy Knell – Londres é um lugar muito popular onde você pode contratar grupos, times de criação, não é uma só pessoa. Nos dias de hoje, no mercado publicitário inglês, , eu diria que há até muitos criadores independentes, mas claro, a estrutura clássica de propaganda deles é ter um time: ter um diretor de arte, um redator e muitas das agências de publicidade, ou agências de criação em Londres preferem contratar os times.Claro que nem todos estão em grupos ou times, mas se você ao menos, ter a opção de um time, e por opção, eu quero dizer, você está querendo vir para Londres sozinho, o que é maravilhoso e lá há oportunidades para criadores independentes, mas se você tiver a opção de vir com alguém, e ter uma proposta de time também, isso fará você “contratável” da melhor forma, dará a você a melhor chance de conseguir um emprego em Londres. Mas, a coisa que eu devo enfatizar, a coisa mais importante é o seu talento. Se você é um grande talento, se você conseguiu alguns prêmios internacionais, e você pode mostrar ao diretor de criação como você é bom, há sempre oportunidades para criadores independentes também.


FONTE: ACONTECENDOAQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário