sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Será que o número de seguidores no Twitter ainda é relevante?

Por Chico Montenegro*

Desde seu surgimento o Twitter sempre teve um bom crescimento, o maior deles foi em 2010 e 2011 quando a Rede Social literalmente explodiu em outros países e muitos usuários começaram a utilizar a Rede Social a todo momento. Hoje em dia o Twitter continua crescendo e o número de usuários aumentando.
Porém, pelo que estamos percebendo, a Rede Social vem passando por uma modificação quanto ao tipo de métrica utilizada para medir sua importância. Essa mudança está ligada ao grande número de perfis fakes que vem distorcendo a relevância dos seguidores. Esse número crescendo de seguidores vira apelas números, o que afeta diretamente o engajamento dos usuários.


E não somos nós, marqueteiros, que estamos falando isso. Esse alerta foi dado por Evan Willians, co-fundador do Twitter, que afirmou estar trabalhando no desenvolvimento de novas métricas para a rede.
Evan Willians afirma que, diante deste novo contexto, o que importa realmente é o número de usuários que visualizaram o seu tweet, dando prioridade aos retweets e ao percentual de cliques – semelhante à metodologia utilizada por outros sites de métricas, como por exemplo o Klout. Isso é interessante para entendermos realmente quem é engajado ou não com marcas e perfis. Mas, pode ser um risco segundo uma análise do site Marketing Directo.
A mudança pode significar a diminuição do número de usuários com interesse em seguir outros e, até mesmo, a saída de alguns deles da rede. Neste cenário, novas formas de encarar, não só as métricas, mas a conquista de seguidores, talvez tenham que ser postas em pauta para usuários e principalmente, profissionais de mídias sociais.
*Chico Montenegro – Empreendedor mais sonhador que realista, adora comunicação, socializar e cerveja. Haaa, também é fundador do Coletivo Mídia Boom e sócio da Agência Social Tag.
Fonte: Mídia Boom

Nenhum comentário:

Postar um comentário