Mas como fica a participação de empresas nas redes sociais?
Estar presente ou não? “Ser ou não ser?”
A verdade é que poucas empresas sabem se devem ter seu
perfil e, principalmente, como administrá-lo de forma eficaz.
A primeira regra é
sagrada. Se sua empresa tem telhado de vidro, não se exponha. Se você tem
problemas com prazo de entrega, assistência técnica, reposição de peças,
política de troca, entre outros, não esteja nas redes sociais. Resolva isso
antes.
As redes sociais são seu porta-voz na comunicação eletrônica
e até hoje não existe propaganda melhor que o “quem indicou”. Logo, “quem não
indicou” tem uma força maior ainda.
Qualquer consumidor de seus produtos seja uma empresa ou
pessoa física, insatisfeito com seu serviço espalha a notícia aos quatro cantos
e isso no mundo virtual é repercutido milhares de vezes, o prejuízo é grande.
Após postado, não dá para reverter a situação. Tenha cautela. Uma empresa leva
anos para construir uma imagem sólida. Para despencar, basta um dia.
Você não terá resultado algum se não souber administrar seu
perfil. É pura perda de tempo. Esqueça seu filho, sobrinha ou afilhado, que
vivem conectados a estas ferramentas. Eles estão por dentro da filosofia da sua
empresa? Conhecem seus produtos e
serviços detalhadamente? Você os contrataria para atender seus clientes?
Quem for administrar seus perfis nas redes sociais precisa
conhecer seus produtos e serviços para responder perguntas. Não há nada pior
que não responder um post de um cliente ou prospect. E, é indispensável que
saiba escrever bem, não publique nada com erros de ortografia. Lembre-se é a
imagem da sua empresa para milhares de compradores em potencial.
Publique informações úteis sobre sua empresa, produtos,
serviços e sobre o mercado em que atua. Não é comércio, não é promoção. Para isso existe e-mail marketing e anúncios
em sites e blogs.
Tenha bom senso em relação à frequência. Dois a três posts
por semana em uma fanpage do Facebook, por exemplo, é mais que suficiente, se
você não quiser que os seus seguidores bloqueiem suas atualizações.
“Uma andorinha não faz verão”. Estar presente nas redes
sociais não fará sua empresa vender mais. Então por que sua empresa devem fazer
uso destas ferramentas? Para reforçar a marca. Sempre com critério,
planejamento e acima de tudo bom senso.
Marot
Gandolfi
www.multifocogroup.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário