segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Confiança do pequeno e médio empresário segue em alta e bate recorde

Indicador, elaborado pelo Insper e pelo Santander, registrou 75,5 pontos, em uma escala de 0 a 100; empresários da região Nordeste são os mais confiantes

As expectativas dos empresários de pequenos e médios negócios para o quarto trimestre de 2010 indicam que o otimismo continua alto, segundo o Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN), elaborado em parceria pelo Insper e pelo Santander. O indicador registrou 75,5 pontos, em uma escala de 0 a 100, ligeiramente acima dos 75,4 da última edição. Esse é o valor mais alto já alcançado desde o lançamento do índice, no último trimestre de 2008.


Entre os dados que compõem o índice, a confiança em relação ao faturamento obteve a pontuação mais alta (79,8), seguida pela confiança no ramo de atividade (78,3) e no lucro (77,9). Foi observada pequena queda apenas na questão relativa às perspectivas de investimento (-1,75%) para 72,6 pontos. Os demais componentes permaneceram estáveis em relação à pesquisa anterior.


De acordo com a avaliação de Ramon Camino, diretor-executivo do segmento Business do Santander, a conjuntura é positiva para todos os setores da economia, inclusive o de pequenas e médias empresas, cujo crédito deve continuar em expansão.


Na segmentação por setor da economia, o comércio registrou a maior pontuação para o quarto trimestre, com 75,9 pontos, seguido por serviços (75,1) e pela indústria (74,8). Apesar de ter o menor nível, a confiança da indústria obteve o maior crescimento em relação à última divulgação, com uma alta de 0,63%. Para o professor do Insper Danny Claro, o movimento de expansão da confiança do segmento da indústria reflete o aquecimento do setor ao se preparar para abastecer os estoques do comércio no quarto trimestre.


Entre as regiões do país, os empresários do Nordeste são os mais otimistas. O IC-PMN na região foi de 77,5 pontos. A confiança na região Norte, que na última edição foi a mais alta, teve queda de 3,37%, para 75,9 pontos. Já as regiões Sul e Centro-Oeste foram as que tiveram maior avanço no indicador, com aumento de 1,51% e 1,28%, respectivamente.


Para o final do ano, a maior parte dos pequenos e médios empresários planeja realizar ações voltadas para o incremento das vendas: 26% deles pretendem aumentar o estoque em relação ao ano passado e 16% pretendem vender novos tipos de produtos. Entre os comerciantes, a principal ação será aumentar os estoques, enquanto a indústria e o setor de serviços a preferem investir em divulgação.


O levantamento do IC-PMN foi feito a partir das respostas de 1.200 empresários das cinco regiões do País e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria). Fazem parte da amostra empresas que faturam até R$ 30 milhões/ano.

Pequenas Empresas Grandes Negócios - 04/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário