segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Uma comunicação interna eficiente ajuda a evitar problemas com as redes sociais

Escrito por Heloiza Camargo em 13.05.2010 Categorias: Recursos Humanos
Pequenas Empresas Grandes Negócios

Num universo de mídias sociais tão presentes, mais do que permitir ou não o seu uso durante o expediente, o empreendedor precisa se preparar para problemas mais graves, como o colaborador escrever algo negativo sobre a empresa no Twitter. O que fazer?

Uma saída pode ser antecipar-se ao problema, investindo, por exemplo, num plano de comunicação interna eficiente. Não apenas as grandes empresas podem lançar mão de manuais de conduta na internet. Os pequenos e médios empreendedores também deveriam fazê-lo.
Numa agência de comunicação paulistana de pequeno porte, logo no primeiro dia de trabalho os estagiários recebem um livrinho com as normas da casa e os cuidados necessários em relação ao uso da internet. Ali está escrito, entre outras coisas, que os e-mails da empresa são monitorados - então é melhor não usá-lo para conversas pessoais. Soube recentemente que agora a equipe busca uma maneira de deixar claro no manual quais serão as implicações para quem twittar algum processo interno da agência.

Fazendo com o que o colaborador saiba exatamente quais serão as consequências de seus atos virtuais – entenda-se aí a publicação de scraps e tweets -, o empresário não terá maiores dores de cabeça na hora de explicar o porquê da advertência. Afinal, está tudo previsto no manual.

Implementar esse método na empresa requer alguns cuidados. É importante que as regras sejam escritas de forma clara, para não deixar dúvidas pendentes, e abranjam o maior número possível de questões.

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