segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Levantamento aponta que 55% dos usuários do Facebook “curtem” alguma empresa

Pequenas Empresas Grandes Negócios

Segundo análise da agência PictureWeb, quase 62% dos entrevistados afirmaram que deixam de seguir empresas quando se irritam com ações de comunicação mal elaboradas
Da Redação

Perguntas respondidas por 270 usuários do Facebook em uma análise realizada pela agência de comunicação digital PictureWeb revelou que 54,81% deles “curtem” alguma empresa na rede social. Dentre os entrevistados, quase 27% disseram que a “relevância de conteúdo” é a principal razão para seguir uma empresa nessa rede. “Interesse por produtos ou serviços” foi a segunda justificativa apontada (22,78%), à frente de “admiração pela marca” (17,72%) e “acompanhar lançamentos e tendências” (15,61%). O “interesse por promoções” foi o motivo apontado por apenas 3,8% dos participantes.

O levantamento foi realizado entre seguidores da agência e seus respectivos amigos. Deles, 4,44% são presidentes de empresas, 24,81%, diretores e 20,74%, gerentes. “O Facebook tem se mostrado uma ferramenta de comunicação extremamente eficiente para ações corporativas, especialmente por ter um público mais qualificado em relação às redes mais populares”, afirma Marcelo Abdo, diretor executivo da agência. Segundo ele, o objetivo deste levantamento é apontar a relevância do Facebook para a realização de ações digitais corporativas.

Entre as ações que mais irritam os seguidores de empresas no Facebook, foram apontadas a repetição e a grande quantidade de posts, além da falta de atualização, o que leva 61,73% deles a deixarem de seguir a marca. “De nada adianta uma empresa conquistar seguidores para perdê-los pouco tempo depois. Por isso, é preciso manter uma comunicação adequada e periódica”, diz Abdo.

Questionados sobre participações em outras redes sociais, mais de 85% das pessoas afirmaram utilizar diferentes sites: Twitter (34,46%), Orkut (26,40%) e LinkedIn (25,28%). MySpace, Sonico e outras somaram 13,87% das respostas.

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