quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dicas para um bom brainstorm

Brainstorm é uma palavra inglesa que, em uma tradução livre, significa “tempestade mental”. É uma técnica onde todas as idéias de uma equipe podem ser expostas sem um julgamento precipitado. Todas são avaliadas e levadas em consideração e servem para muitas coisas, como criar uma marca, um produto ou solucionar um problema.

Existem algumas dicas que podem ser adotadas para que o brainstorm seja feito de forma eficiente. A primeira delas é que se tenha um líder para dirigir a dinâmica e mediar os questionamentos e possíveis conflitos entre os participantes. Ele também é quem vai incentivar a discussão e fazer com que a equipe mantenha sempre o foco no objetivo proposto.
Outra dica é que as idéias sejam anotadas, sem filtro, de forma que todos possam lê-las. Pode-se usar para isso quadro branco ou flipchart, ajuda aos participantes na organização das idéias e pensamentos, facilitando os questionamentos e promovendo a melhoria contínua.
A terceira e última dica é que tenha-se um tempo determinado para a realização. Geralmente é uma dinâmica rápida, que leva pouco tempo, questão de minutos. O limite de tempo estimula os participantes a doarem-se durante aquele período e é preciso ser rígido com isso.
Ao final do brainstorm a melhor idéia é selecionada e espera-se que o objetivo tenha sido alcançado ou ao menos tenha-se chegado próximo a ele.
Quer ver como é um Brainstorm na prática? Assista qualquer episódio do seriado House, ele pratica isso muito (e é uma série excelente).
Esta técnica por muitos é considerada boa oportunidade para o surgimento dos talentos, pois é uma forma que todos conseguem expor suas idéias e isto faz com que todos vejam o potencial existente em cada um.
Durante a elaboração deste artigo participei de um brainstorm para definir detalhes de um grande projeto da agência onde trabalho. Veja como aplicamos:
Definimos um objetivo e um limite de tempo, reunimos profissionais de diferentes funções, tínhamos programadores (eu era um deles), designers, gerente de projetos, animadores e o presidente da empresa.
Em um ambiente totalmente descontraído, sentamos em puffs e almofadas e começamos a discutir sobre o projeto. Quando as idéias já estavam pré-formuladas partimos para a sala de reuniões e começamos a formalizá-las no papel.
Nosso gerente de projetos foi líder e fez questionamentos importantes e por muitas vezes se colocou na posição de nosso cliente. No final do brainstorm tínhamos em mãos um excelente escopo inicial de nosso projeto.
Não existe uma regra para a técnica e cabe a cada situação definir a melhor maneira de se aplicar o brainstorm. O mais importante é gerar idéias e chegar ao objetivo.

Fonte: Blog CMMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário