Direto ao ponto
O que é: O apresentador revela sua mensagem principal nos primeiros minutos do evento, e depois disso, expõe os argumentos relacionados a esta mensagem sustentando os pontos principais.
Quando e como usar: Reuniões em que o tempo é escasso, quando a audiência já conhece o assunto ou quando a audiência é inquieta ou ansiosa.
Quando e como usar: Reuniões em que o tempo é escasso, quando a audiência já conhece o assunto ou quando a audiência é inquieta ou ansiosa.
Surpresa
O que é: Técnica que atua contra a desatenção da plateia por mais que o assunto seja interessante.
Quando e como usar: No meio de apresentações para recapturar a atenção da audiência. Utilize esta técnica através de imagens ou personagens interessantes.
Quando e como usar: No meio de apresentações para recapturar a atenção da audiência. Utilize esta técnica através de imagens ou personagens interessantes.
Questionamento
O que é: Além de conferir certo dinamismo à apresentação, as perguntas podem ajudar o palestrante a identificar algo em sua audiência, seja uma linha de pensamento, experiências anteriores ou nível de conhecimento.
Quando e como usar: É possível utilizar em qualquer tipo de apresentação, uma vez que gera movimento na audiência (mental e corporal) e instiga a iteração.
Quando e como usar: É possível utilizar em qualquer tipo de apresentação, uma vez que gera movimento na audiência (mental e corporal) e instiga a iteração.
Metáfora
O que é: A idéia é expressa com base em analogias. construindo um raciocínio paralelo usado para explicar determinados conceitos. Interessante para fixar idéias através de semelhanças (usamos muito aqui no Blog CMMI).
Quando e como usar: Reuniões com temas densos, audiência leiga e quando se quer fixar a idéia ou um conceito difícil de compreender.
Conflito x solução
O que é: Chamar a atenção da audiência para determinado problema, envolve-la em algum de seus pormenores ou consequências e, finalmente, mostrar-lhe uma solução.
Quando e como usar: Para captar o interessa das pessoas e valorizar o que se pretende destacar, se bem formulado.
Quando e como usar: Para captar o interessa das pessoas e valorizar o que se pretende destacar, se bem formulado.
Drama
O que é: As consequências negativas são expostas antes de qualquer solução ou circunstâncias, criando assim um clima tenso que será amenizado que será amenizado ao longo da apresentação.
Quando e como usar: É interessante em situações que se deseja alertar a audiência sobre um risco, deixa-la apreensiva em relação a algo ou quando se quer sensibilizar a audiência e incentiva-la a uma mudança de comportamento.
Quando e como usar: É interessante em situações que se deseja alertar a audiência sobre um risco, deixa-la apreensiva em relação a algo ou quando se quer sensibilizar a audiência e incentiva-la a uma mudança de comportamento.
Suspense
O que é: Maneira de prender a atenção da audiência e criar expectativa para determinada anunciação.
Quando e como usar: Apenas quando se tem uma boa notícia para divulgar (resultado positivo, a vitória de uma concorrência, etc), convenções de vendas e lançamentos de novos produtos.
Humor
O que é: O humor gera um envolvimento emocional que, sabidamente aumenta as chances de os ouvintes memorizarem as mensagens transmitidas.
Quando e como usar: Não se trata de contar piadas, mas sim de inserir passagens divertidas no contexto do conteúdo, mesmo em apresentações mais formais. Use a auto ironia, se inclua na brincadeira e utilize vídeos ou imagens engraçadas.
Quando e como usar: Não se trata de contar piadas, mas sim de inserir passagens divertidas no contexto do conteúdo, mesmo em apresentações mais formais. Use a auto ironia, se inclua na brincadeira e utilize vídeos ou imagens engraçadas.
Tom provocativo
O que é: Uma abordagem em tom provocativo se baseia em comentários e questionamentos sobre pontos fracos e dificuldades da audiência.
Quando e como usar: Quando se quer apresentar soluções ou melhorias para os problemas expostos com finalidade construtiva.
Quando e como usar: Quando se quer apresentar soluções ou melhorias para os problemas expostos com finalidade construtiva.
Procure utilizar mais estas técnicas e com certeza você terá apresentações melhores.
Fonte: Blog CMMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário