segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dell cria centro de monitoramento de redes sociais

Pensando na expansão das redes sociais e no poder que os seus usuários têm alcançado, a companhia de hardware americana Dell lançou recentemente seu Social Media Listening Command Center, um centro para monitoramento desses sites. “Com a tecnologia atual, você não tem mais controle sobre a sua conversa com consumidores”, afirma Steve Felice, presidente da Dell na área de consumidor e pequenas e médias empresas. “Eles podem transmitir facilmente o que pensam.”


Localizado em um andar do complexo da corporação na cidade de Round Rock, no Texas, o departamento emprega em torno de 48 funcionários preparados para interagir com usuários de redes sociais em 11 línguas. Mais de 22 mil tópicos relacionados à empresa são monitorados diariamente.

Outra estratégia que a empresa vem utilizando para ganhar espaço nesse universo é treinar todos os funcionários interessados para interagir nesses sites. Em julho, foi criada a Social Media and Community University (ou SmaC), centro de aprendizado que até dezembro já capacitara mais de 5 mil colaboradores. “Nós estamos ensinando nossos funcionários a se comunicarem de forma correta nessas redes”, afirma Caroline Dietz, gerente do centro.


O departamento, que a Pequenas Empresas & Grandes Negócios visitou em dezembro, funciona em um espaço com mesas coloridas e estações de trabalhos com múltiplas telas, que mostram Twitter, Facebook e outras redes.

Ao lado, em uma sala em formato de aquário, há uma das novidades desse centro: de frente para seis monitores, ficam os três funcionários responsáveis por controlar todas as interações feitas pelos outros colaboradores e estudar todos os tópicos relacionados à Dell, de forma mais centralizada. Nos monitores, assuntos relacionados a Dell são divididos em áreas diferentes: uma tela, por exemplo, mostra as manifestações de usuários de acordo com a qualidade da mensagem – positivas ou negativas –; outra retrata o que os internautas considerados mais influentes estão falando sobre a empresa. Como explica Caroline, eles são os “governadores”, aqueles responsáveis por tomar alguma ação caso surja alguma crise.


Devido ao cuidado que a companhia tem com a nova estratégia e com os dados e resultados alcançados por ela, não é permitido tirar fotos dessa sala.


Esta reportagem é um extra da matéria "Eles movem o mundo", publicada na edição impressa de Pequenas Empresas & Grandes Negócios (ed. 264 - janeiro/2011).









Nenhum comentário:

Postar um comentário