sexta-feira, 23 de abril de 2010

O que realmente é importante nas redes?

“O que importa não é a tecnologia, mas as relações que você forma nas redes”. Charlene Li, uma das maiores especialistas em mídias sociais começou a sua apresentação em São Paulo com esta reflexão. Pela primeira vez no Brasil, a especialista abordou durante o Seminário sobre Estratégia em Redes Sociais, organizado pela HSM, no dia 25 de março, o conceito de como criar um maior engajamento das pessoas/clientes na rede.
Para Charlene, o que vale em todo este novo contexto das mídias sociais é apertar a mão do cliente. “As mídias sociais permite que você forme relacionamentos novos e de novas maneiras. A forma de falar com o cliente mudou. Levar apenas uma mensagem para o cliente não é mais a fórmula que funciona em marketing. É só pensarmos em quantos clientes preferem conversar, especialmente com os negócios e marcas que passaram a amar”, explica.
As redes sociais tornaram as conversas mais humanas entre empresa e cliente, diminuindo o tom corporativo. Ao invés de conversar com um press release, já é possível falar diretamente com o diretor de um produto. Charlene ressalta que fazer campanhas e se basear apenas nas métricas como resultado já é um modelo também em desuso. “O novo jeito de se fazer marketing é ter um relacionamento contínuo e ver como ele se desenvolve. Neste caminho é possível enxergar a via por onde se passa, planejar para onde quer ir e se desenvolver para isso”, enfatiza.
Então, como fazer para entender todo esse universo e saber para onde caminhar? Charlene dá a dica: foque na sua estratégia. “Tenha um objetivo em mente e entenda os gráficos sociais. É imprescindível saber o que as pessoas fazem, pensam e o que elas esperam. Isso é entender o que as tecnologias sociais podem fazer a nosso favor. Aproveitar este diálogo e dar todo o apoio necessário transformando este relacionamento em inovação é a maneira mais inteligente de utilizar as redes”, comenta Charlene.
Além de um objetivo claro, as empresas devem ainda pensar no que realmente querem fazer e depois examinar as mídias sociais para aplicar em seus negócios. “A estratégia não é uma linha reta, ela vai tomar muitos caminhos. É como um casamento. Você não inicia um relacionamento pensando em casar. A relação vai se construindo aos poucos. Nas redes sociais a lógica ainda é a mesma. Portanto, encontre onde seus clientes estão, mapeie a sua vida social e entenda como ele pode compartilhar seu conteúdo. Depois disso, crie mecanismos de interação, seja por meio de comentários ou outra forma. O importante é criar a via de mão dupla e fazer das redes um resultado para a empresa, conclui.

Katia Cecotosti, editora do portal HSM Online

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