segunda-feira, 29 de março de 2010

Indicador de produção sobe em fevereiro, diz pesquisa da CNI

Sondagem Industrial mostra que linha de 50 pontos foi ultrapassada. Estoques estão abaixo do planejado, acrescenta entidade

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), que realizou pesquisa com 1.234 empresas entre 1º a 22 de março, informou nesta sexta-feira (26) que o indicador de produção passou de 49,2 pontos em janeiro para 50,8 pontos em fevereiro deste ano. Indicadores acima de 50 pontos revelam evolução positiva.

"Ainda que tenha superado a linha divisória de 50 pontos, o índice manteve-se muito próximo a ela, o que denota estabilidade da produção em relação ao mês anterior", avaliou a entidade, por meio do documento "Sondagem Industrial".

Segundo a CNI, a indústria continua operando abaixo do usual para o mês, uma vez que o índice de utilização da capacidade instalada (UCI) efetiva, em relação ao usual, permaneceu abaixo dos 50 pontos em fevereiro. Em fevereiro, somou 48,9 pontos, contra 48,3 pontos em janeiro.

"Na média da indústria, os estoques estão abaixo do planejado (índice abaixo dos 50 pontos)", acrescentou a Confederação Nacional da Indústria. O indicador de estoques passou de 48,5 pontos em janeiro para 48,8 pontos em fevereiro, segundo a pesquisa.

As expectativas para os próximos seis meses, porém, seguem positivas. "O otimismo com relação à demanda e às compras de matérias-primas manteve-se praticamente inalterado. No tocante à quantidade exportada, o otimismo se tornou mais disseminado pela indústria: o índice passou de 53,5 para 54,6 pontos.", informou.

De acordo com a CNI, destacam-se os setores de Bebidas e Material Eletrônico e de Comunicação, com UCI acima do usual para o mês e o elevado aumento no índice de expectativas com relação às exportações dos setores Bebidas e Madeira.



Fonte: G1
Seção: Economia
Publicação: 29/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário