sexta-feira, 5 de outubro de 2012

REDES SOCIAIS – QUANDO UMA EMPRESA DEVE ESTAR PRESENTE?

O mundo está nas redes sociais. Potenciais compradores de produtos e serviços que sua empresa oferece, sejam pessoas físicas ou jurídicas.  Este artigo é focado no segmento corporativo. Pessoa física será tema de outro artigo que escrevo em parceria com uma profissional da área de relações públicas.

Mas como fica a participação de empresas nas redes sociais? Estar presente ou não? “Ser ou não ser?”
A verdade é que poucas empresas sabem se devem ter seu perfil e, principalmente, como administrá-lo de forma eficaz.
A primeira regra é sagrada. Se sua empresa tem telhado de vidro, não se exponha. Se você tem problemas com prazo de entrega, assistência técnica, reposição de peças, política de troca, entre outros, não esteja nas redes sociais. Resolva isso antes.
As redes sociais são seu porta-voz na comunicação eletrônica e até hoje não existe propaganda melhor que o “quem indicou”. Logo, “quem não indicou” tem uma força maior ainda.
Qualquer consumidor de seus produtos seja uma empresa ou pessoa física, insatisfeito com seu serviço espalha a notícia aos quatro cantos e isso no mundo virtual é repercutido milhares de vezes, o prejuízo é grande. Após postado, não dá para reverter a situação. Tenha cautela. Uma empresa leva anos para construir uma imagem sólida. Para despencar, basta um dia.
Você não terá resultado algum se não souber administrar seu perfil. É pura perda de tempo. Esqueça seu filho, sobrinha ou afilhado, que vivem conectados a estas ferramentas. Eles estão por dentro da filosofia da sua empresa?  Conhecem seus produtos e serviços detalhadamente? Você os contrataria para atender seus clientes?
Quem for administrar seus perfis nas redes sociais precisa conhecer seus produtos e serviços para responder perguntas. Não há nada pior que não responder um post de um cliente ou prospect. E, é indispensável que saiba escrever bem, não publique nada com erros de ortografia. Lembre-se é a imagem da sua empresa para milhares de compradores em potencial.
Publique informações úteis sobre sua empresa, produtos, serviços e sobre o mercado em que atua. Não é comércio, não é promoção.  Para isso existe e-mail marketing e anúncios em sites e blogs.
Tenha bom senso em relação à frequência. Dois a três posts por semana em uma fanpage do Facebook, por exemplo, é mais que suficiente, se você não quiser que os seus seguidores bloqueiem suas atualizações.
“Uma andorinha não faz verão”. Estar presente nas redes sociais não fará sua empresa vender mais. Então por que sua empresa devem fazer uso destas ferramentas? Para reforçar a marca. Sempre com critério, planejamento e acima de tudo bom senso.

Marot Gandolfi
www.multifocogroup.com.br

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